quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Os desafios do novo prefeito de Marilândia


Olá galera.

estou reproduzindo aqui os posts que coloquei na comunidade de marilândia com o tópico que dá o titulo a esta postagem, iniciado pelo Dudu.

Vamos começar pela análise das contas
Então companheiros.

Analisando os dados fornecidos pela Revista das finanças dos municípios capixabas (que são baseados em dados apresentados pelas prefeituras ao tribunal de contas do estado, dentre outros), observamos no ano de 2007 os seguintes números:


A arrecadação total em 2007 foi de 14.447.000 R$ e as despesas foram resumidas da seguinte forma segundo os dados da revista: 7.168.000 R$ gastos com pessoal, o que equivale a 49,61% dos gastos,6.131.000 R$ em gastos de custeio da máquina, correspondendo a 42,43% dos gastos, e apenas 1.154.000 R$ em gastos com investimentos, o que equivale a míseros 7,98% do total dos gastos provenientes de toda a arrecadação.

Os números nos dão o seguinte diagnóstico o investimento per capita é medíocre, e os altos números dos gastos com pessoal comprovam a farra da distribuição de cargos, e a enorme quantidade de dinheiro para custeio da máquina pública.

Axo que a princípio, um grande desafio do prefeito eleito, é continuar com o crescimento da arrecadação de tributos e impostos em nossa cidade. Sobre este fator, temos que dar credibilidade ao atual prefeito, que fez com que a arrecadação de nosso município voltasse a crescer, já que analisando historicamente, os anos em que Milanezi foi prefeito, a arrecadação fiscal de nosso município sempre foi decaindo ao longo dos anos.

O que aconteceu, foi que houve um aumento da arrecadação, mas não um aumento nos investimentos, reservando este superávit para gastos com pessoal e custeio da máquina.Pois bem, a principio, analisando meio que apressadamente, um dos grandes desafios do atual prefeito é continuar com crescimento das receitas, entretanto, temos que fazer diferente.

Devemos fazer o elementar, que é economizar com as despesas da prefeitura, diminuir a quantidade de cargos comissionados no sentido de se reduzir o gasto com pessoal e priorizar os gastos com investimentos, pois ao longo dos anos, esta modalidade não foi priorizada, ficando com menos de 10%, mais precisamente, 7,98% das despesas.

Para termos uma idéia, o município de Gov. Lindenberg, nosso vizinho, e município caçula, conta com mais deficiências infra-estruturais e socioeconômicas que nós e investe 21,93% do total de sua arrecadação, que também é superior que a nossa, ficando com 15.831.000 R$.Ou seja, investe quase 3 vezes mais de sua arrecadação que nosso município.

Analisando mais um pouco, olhem a farra dos gastos com pessoal promovido pela atual administração:Em 2005, no primeiro ano da administração de Osmar, o gasto com pessoal foi de 5.502.600, no ano de 2006 foi de 6.711.000, no ano seguinte, em 2007 foi de 7.168.300.

O milanezi tinha gasto no seu ultimo ano 4.786.500 com despesas de pessoal

Imaginem como que estão os gastos com pessoal neste ano com estas ultimas contratações de caráter eleitoreira???

Não podemos aturar uma escalada estratosférica nos gastos com pessoal.

É interessante notar que das 78 cidades capixabas, metade reduziu suas despesas com investimento. Os municípios que reduziram os investimentos foram os de menor porte, com população até 50 mil habitantes, com queda média de 2,6%. Os que apresentaram as maiores retrações foram Sooretama (73,7%), São Domingos do Norte (-69%), Marilândia (-67,1%), Barra de São Francisco (-65,7%) e Itarana (-59,7%).
Em 2007 fomos o município nº 74 em quantidade de investimentos de um total de 78 municípios, ficando atrás de São Domingos do Norte, São Roque do Canaã, Vila Valério Governador Lindenberg, dentre tantos outros.
Será que é isso que queremos?Enfim, esta é a análise que fiz do documento que faz um raio-x das contas municipais em todo o nosso estado.

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