terça-feira, 3 de março de 2009

O Aluno de Escola Pública pode ser um privilegiado?

Como tenho dito pra vcs meus alunos, devemos aproveitar uma série de oportunidades que são exclusivas para quem estuda em escolas públicas. Dos pontos citados na sala de aula, estou disponibilizando os links aqui pra quem tiver interesse em pesquisar sobre esses mecanismos que, pelo menos em tese, os colocam na frente dos colegas das escolas particulares.

Bom, sobre financiamento de estudos no ensino superior, visitem o site do Nossa Bolsa, do Governo do ES e o site do Prouni, do Governo Federal

Em relação ao sistema de cotas, visitem aqui, a resolução 31/2008 e a 33/2007 que instituem o sistema de cotas da UFES, que contém todas as informações sobre o sistema.

Espero que tenha sido útil pra alguém.

Saudações e até o próximo post.

O que faz um sociólogo.

Como esse é um questionamento quase que geral de meus alunos, pretendo começar a pontilhar alguma coisa sobre a nossa atividade profissional para além da sala de aula.

Pra começo de conversa então, posso dizer que Teoricamente, a sociologia presta-se a estudar as relações humanas, ou seja, se há mais de um ser humano interagindo, é, em tese, objeto de estudo da sociologia.

Entretanto, convencionou-se que o objeto de interesse da sociologia é a sociedade industrial e pós industrial. Ou seja, estudamos o comportamento da sociedade após a revolução industrial, e, principalmente, os conflitos de interesse existentes na sociedade burguesa (assim denominada, por ser hegemonizada política e economicamente pela burguesia).

Embora seja essa a essência da sociologia, o leque de atuação de um sociólogo pode ser ampliado. Trabalhamos em pesquisa de opinião (seja política, seja de mercado), censo, planejamento, desenvolvimento de políticas públicas, e uma série de coisinhas que podemos nos "atrever" a desenvolver.

Eu por exemplo, trabalhei no LEP (Laboratório de Estudos Políticos) da UFES, com pesquisas relativas a democratização da gestão pública, me especializando nas análises sobre Orçamento Participativo. Nos últimos meses, até ser publicado o edital de convocação da SEDU para lecionar, estava trabalhando na Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Vila Velha onde era Gerente de Avaliação e Indicadores do Orçamento Participativo.
Na universidade podemos encontrar várias opções de cadeiras optativas que pode dar a dimensão da sociologia:
Sociologia da arte, da comunicação, jurídica, urbana, rural, agrícola, da cultura, política, da educação...
Além de teoria social, estratificação social, mudança social.

Pra que tiver um pouco mais de interesse, o G1, que é o portal das organizações Globo, preparou uma apresentação mais agradável, colocando os possíveis ramos de atuação, salário base, e outras questões relativas a profissão de sociólogo. Quem tiver interesse, o link é esse aqui: