sábado, 28 de agosto de 2010

A Internet 3º D

Em nosso trabalho, expusemos o conteúdo sobre a criação, os avanços tecnológicos, a evolução e a disseminação da Internet pelo mundo. A internet foi o meio de comunicação de massa que chegou ao povo mais rápido que qualquer outro meio de comunicação já criado.

Vimos como esse meio de comunicação evoluiu até chegar o que é na atualidade, o e-mail nem sempre foi quase instantâneo como é hoje, o primeiro e-mail ocorreu em 1969 e a mensagem enviada “LOGIN” só foi recebida até a letra “O”.
Foi apresentado também a evolução da internet no Brasil e como ela passou de praticamente privada no inicio ao que tornou hoje o Brasil o país em que mais se usa o computador em horas semanais, cerca de 22 horas, e como isso gerou emprego e mão-de-obra qualificada.

É importante acrescentar que a Internet não é só maravilhas e que também tem seu lado ruim como, por exemplo, o Bullying que quando praticado pela internet se torna ainda pior que quando ocorre na escola, trabalho e outros, pois na internet você não tem como se defender e a agressão fica visível a todos que queiram ver.
Enfim com todos os seus prós e contras a internet mudou o mundo tornando-o cada vez mais globalizado.

O primeiro link que segue abaixo, mostra os efeitos da internet que por trazer muitos benefícios trazem também o seu outro lado, o malefício. No segundo link é um documentário do FANTÁSTICO “GLOBO”, mostrando um dos vários malefícios causado pela internet.

http://www.youtube.com/watch?v=om8yLIDLwdQ
http://www.youtube.com/watch?v=yM6ZRX_07uE&feature=fvst


Gilmara, Guilherme Martins, Nelson, Schaian, Yan.

Pirataria- 3º G

Pirataria, palavra de entendimento fácil, do radical pirata, que significa falso, não verdadeiro, no caso, não original, copia. Isso é a pirataria. Uma copia ilegal de alguma coisa que tenha seus direitos autorais protegidos. Alem disso, a pirataria traz muitos problemas à sociedade como um todo, desde as grandes multinacionais até um simples consumidor, pagador de impostos. Os setores mais atingidos são a industria fonográfica (músicas), cinematográfica (filmes), de jogos e de softwares.

O pesadelo de todos os setores são os programas P2P, no qual um usuário pode fazer download de qualquercoisa, e usufruir de um produto sem licença, e conseqüentemente, sem pagar nada. A outra face da moeda e a pirataria por dinheiro, na qual pessoas de má fé fazem muitas copias de um produto protegido, e o vende a preço de banana nas ruas das grandes cidades. Além disso, um outro problema envolve o governo, que deixa de arrecadar milhões em impostos, e criar milhares de empregos com a produção legal desses softwares, jogos, etc.A pirataria ocorre em vários meios, os principais são a musica, filmes, jogos (para videogames e para computadores) e softwares.


Na música, a mais famosa pratica é a pitaria via Internet, que é a forma que mais adeptos possui. Os principais adventos na popularização dessa modalidade foram o MP3 (formato de som que compacta cerca de10x o tamanho original, sendo um formato perfeito para a transmissão de música) e o Napster (primeiro programa P2P utilizado em larga escala para compartilhamento de músicas via Internet).A pirataria na área de filmes segue uma linha peculiar: boa parte do material disponibilizado para download na rede nasce a partir de câmeras de vídeo convenientemente instaladas em cinemas. Já estão sendo tomadas atitudes diversas para tentar impedir isso. Dentre elas, tem-se usado desde detectores de metal até óculos de visão noturna para encontrar as câmeras. Esse tipo de atitude não resolve o problema.

A pirataria de jogos de PC e consoles em todo o mundo fez com que a indústria de games nos Estados Unidos perdesse cerca de US$ 1,9 bilhão em 2001. Com o objetivo de tentar reduzir a onda de pirataria que aumenta a cada ano, a Associação de Softwares Interativos (IDSA) entrou com um pedido aos oficiais norte-americanos que tomem uma providência de abrangência mundial.

A maior parte da pirataria hoje em dia se dá através da utilização de programas Peer to Peer, ou simplesmente P2P. Esses programas se baseiam no compartilhamento de arquivos entre os usuários do sistema.

O maior argumento de quem compra software pirata é que o preço do software legal é alto demais. No entanto, as empresas lembram que o preço no Brasil é bem mais baixo que o praticado em outros países.

Muitas pessoas consomem produtos piratas sem saber: é o caso de quem compra um micro e recebe diversos programas instalados “de cortesia”, como aplicativos de planilha e textos, editores gráficos, sistemas operacionais.

O Brasil é hoje o vice-campeão mundial de pirataria, atrás apenas da China. A Internet é hoje conhecida como a maior máquina de cópias do mundo.



Aline Zanotelli,Arthur,Karollyni,João Paulo,Ramon

Internet 3º B

Internet como fonte alternativa de informação

Os meios de comunicação são importantes, e a sociedade recebe influência dos mesmos, pois permitem que fiquemos mais informados e facilitam manter contato com outras pessoas em qualquer lugar do mundo.

O nosso trabalho focaliza a internet como fonte alternativa de informação, onde mostramos sua origem, sua repercussão e influência nos dias atuais.
Devido ao fato de antigamente as pessoas se comunicavam por cartas, levava a comunicação torna-se difícil, pois nem sempre a mesma chegava ao seu destino.
Com o passar do tempo, os meios de comunicação foram evoluindo e com o auxílio da internet, passamos a ter acesso as suas ferramentas, como por exemplo, e-mail e orkut, que nos proporcionam estar sempre atualizados.

Por termos acesso a jornais on-line, as notícias chegam à população com mais rapidez, por isso a internet é considerada um dos métodos mais eficientes, o que leva o número de usuários aumentarem a cada dia.

Grupo: Amanda, Ana Claudia, Analara, Ingrid, Pollyanna Novichi

Rádio 3ºB

Segue abaixo o link para os slides do grupo de
Flávia Stacol, Gabrielly, Paulo Sérgio, Nágila e Thiago

Cinema 3º A

Desde cedo, o cinematógrafo aporta no Brasil com Affonso Segretto. Segretto, imigrante italiano que filmou cenas do porto do Rio de Janeiro, torna-se nosso primeiro cineasta em 1898. Um imenso mercado de entretenimento é montado em torno da capital federal no início do século XX, quando centenas de pequenos filmes são produzidos e exibidos para platéias urbanas que, em franco crescimento, demandam lazer e diversão.

Nos anos 30, inicia-se a era do cinema falado. Já então, o pioneiro cinema nacional concorre com o forte esquema de distribuição norte-americano, numa disputa que se estende até os nossos dias. Dessa época, destacam-se o mineiro Humberto Mauro, autor de “Ganga Bruta” (1933) - filme que mostra uma crescente sofisticação da linguagem cinematográfica – e as “chanchadas” (comédias musicais com populares cantores do rádio e atrizes do teatro de revista) do estúdio Cinédia.

As décadas seguintes revelam-se a época de ouro do cinema brasileiro. Mesmo após o golpe militar de 1964, que instala o regime autoritário no Brasil, os realizadores do Cinema Novo e uma nova geração de cineastas – conhecida como o “údigrudi”, termo irônico derivado do “underground” norte-americano – continuam a fazer obras críticas da realidade, ainda que usando metáforas para burlar a censura dos governos militares. Dessa época, destacam-se o próprio Gláuber Rocha, com “Terra em Transe” (1968), Rogério Sganzerla, diretor de “O Bandido da Luz Vermelha” (1968) e Júlio Bressane, este dono de um estilo personalíssimo. Ao mesmo tempo, o público reencontra-se com o cinema, com o sucesso das comédias leves conhecidas como “pornochanchadas”.



Grupo: José Henrique, Marllon, Carlos Eduardo, Laisa, Paula
Internet

A Internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria. Na década de 1960, quando dois blocos ideológica e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e por Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação. Um ataque poderia trazer a público informações sigilosas, tornando os EUA vulneráveis. Então foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralização das mesmas. Assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas. Era preciso, portanto, criar uma rede, a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency. Em 1962, J.C.R LickLider do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) já falava em termos da existência de uma Rede Galáxica.







Estatísticas da inernet

Número de usuários


67,5 milhões de internautas segundo o Ibope/Nielsen em dezembro de 2009. Em setembro eram 66,3 milhões. Ou seja: em apenas 3 meses surgiu 1,2 milhão de novos brasileiros e brasileiras com mais de 16 anos na internet. O Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet.

Nas áreas urbanas, 44% da população estão conectadas à internet. 97% das empresas e 23,8% dos domicílios brasileiros estão conectados à internet.
Tempo médio de navegação



Posição
País
Tempo


Brasil
48h26m


Estados Unidos
42h19m


Reino Unido
36h30m


França
33h22m


Japão
31h55m


Espanha
31h45m


Alemanha
30h25m


Itália
28h15m


Austrália
23h45m


Desde que esta métrica foi criada, o Brasil sempre obteve excelentes marcas, estando constantemente na liderança mundial. Em julho de 2009, o tempo foi de 48 horas e 26 minutos, considerando apenas a navegação em sites. O tempo sobe para 71h30m se considerar o uso de aplicativos on-line (MSN, Emule, Torrent, Skype etc).
Publicidade on-line

A internet se tornou o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, atrás apenas de rádio e TV. 87% dos internautas utilizam a rede para pesquisar produtos e serviços. Antes de comprar, 90% dos consumidores ouvem sugestões de pessoas conhecidas, enquanto 70% confiam em opiniões expressas online.


No Mundo

O número de usuários de computador vai dobrar até 2012, chegando a 2 bilhões. A cada dia, 500 mil pessoas entram pela primeira vez na Internet, a cada minuto são disponibilizadas 13 horas de vídeo no YouTube e cada segundo um novo blog é criado. Em 1982 havia 315 sites na Internet. Hoje existem 174 milhões.


GRUPO: Carlos, Jaqueline, Marcos e Vanessa 3° F

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Rádio 3º A

Entre os meios de comunicação em massa pode ser considerado o mais popular e o de maior alcance do público, não só no Brasil, mas no mundo, isso pela capacidade que o homem tem em ouvir a mensagem sonora e falada simultaneamente e não ter de interromper as suas atividades e se dedicar exclusivamente á audição.

O veículo foi desenvolvido inicialmente pela empresa dos EUA Westinghouse, meio por acaso, ela fabricava aparelhos de rádio para as tropas da Primeira Guerra Mundial e com o término do conflito percebeu-se um grande estoque de aparelhos. A solução para evitar o prejuízo foi instalar uma grande antena no pátio da fábrica e transmitir música para os habitantes do bairro. Os aparelhos encalhados foram então comercializados.

A primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil foi o discurso do Presidente Epitácio Pessoa, no Rio de Janeiro, em plena comemoração do centenário da independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 1992. O discurso aconteceu numa exposição, na Praia Vermelha-RJ e o transmissor foi instalado no alto do Corcovado, pela Westinghouse Eletric Co.
A Era Rádio foi reconhecida quando se cresce surpreendentemente de 4 emissoras para 382 isso num intervalo de 1 ano.

O “pai do rádio no brasileiro” foi Edgard Roguete Pinto.Ele e Henry Morize fundaram em 20 de abril de 1923,a primeira estação de rádio brasileira : Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Para se ter idéia da importância do rádio na época foi transmitida a Copa do mundo.

Com o avanço tecnológico, teremos a implantação da rádio digital com som mais nítido e sem nenhuma interferência. Assim caminha a radiofusão com suas nuances, novidades e tecnologias, O rádio adquiriu com o passar dos anos um enorme poder de transformações e é possível ouvir a rádio de qualquer parte do mundo pela internet.



Grupo: caique, gilmara, jamily, maike, raiane

O Cinema e a Identidade Nacional

Cinema inclui a técnica de projetar imagens para criar a impressão de movimento, bem como uma arte e a indústria cinematográfica. As obras cinematográficas (mais conhecidas como filmes) são produzidas através de gravações de imagens do mundo com câmeras, ou pela criação de imagens utilizando técnicas de animação ou efeitos visuais. No Brasil,surgiu em 96,com sua primeira exibição no dia 8 de julho na rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro. Um ano depois já existia no Rio uma sala fixa de cinema, o "Salão de Novidades Paris", de Paschoal Segreto. Os primeiros filmes brasileiros foram rodados entre 1897-1898. Uma "Vista da baia da Guanabara" teria sido filmado pelo cinegrafista italiano Alfonso Segreto em 19 de junho de 1898, ao chegar da Europa a bordo do navio Brèsil - mas este filme, se realmente existiu, nunca chegou a ser exibido. Ainda assim, 19 de junho é considerado o Dia do Cinema Brasileiro.

Ja a Identidade Nacional Define-se como um sentimento de pertencimento a um país, partilhado por um grupo de pessoas. Ela é apreendida, através da educação, não é algo que nos seja inato. Dependendo dessa aprendizagem ela terá um certo conteúdo, esse mesmo conteúdo varia de pessoa para pessoa, cada um de nós tem uma Identidade Nacional diferente, que depende das nossas experiências e daquilo que valorizamos, que sentimos que representam verdadeiramente a essência do nosso país.
O século 20 foi marcado por um mundo de imagens, onde nossos costumes e hábitos eram retratados e ate inventados pelo cinema, e as outras mídias para o mundo todo. O cinema, assim como a televisão, é um grande propagador de concepções sobre grupos étnicos e nações, atuando como um agente socializador. Para o receptor, as imagens transmitidas podem parecer óbvias, a própria imagem da realidade. A imagem nos possibilita conhecer o desconhecido, cria uma relação com a realidade, aproxima-nos do que não conhecemos, comunica-nos com o mundo. Neste cenário, o cinema brasileiro é um importante mecanismo de comunicação, agente difusor da imagem e da cultura brasileira, da identidade nacional. Os filmes produzem sentidos sobre as nações, constroem identidades. Assim, imagens e representações sobre o Brasil são constituídas através das cenas que nossos filmes exportam.

Agora observem o vídeo de um filme brasileiro, para entender melhor.



Todos já devem ter visto ou ouvido falar sobre este filme,mas o mais engraçado é que ao vê-lo, nem ficamos tão impressionados,pois os assuntos abordados estão presentes em nosso dia-a-dia pelos meios de comunicação, desse modo ja se tornaram nossa identidade nacional retratada neste filme, que é uma das principais características do cinema.

Componentes: Elaine, Felipe, Flávia, Poliana e Iracema.
Série: 3ªB

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Jornais Impressos - 3ºC

A imprensa brasileira teve um nascimento tardio, como tardios foram o ensino superior, as manufaturas, a própria independência política e a abolição da escravatura. Fatores como esses geraram um legado de analfabetismo e concentração da renda que, sentidos até hoje, significaram condicionantes da evolução da imprensa brasileira ao impedir que o público leitor nacional atingisse o percentual registrado em países com economia de porte semelhante ou maior.

Criação dos Jornais

A imprensa brasileira tem duas datas como marcos fundadores: o lançamento, em Londres, do Correio Braziliense, em 1º de junho, e a criação da Gazeta do Rio de Janeiro, em 10 de setembro, ambos de 1808. Ao contrário dos principais países latino americanos, o Brasil entrou no século XIX sem tipografia, sem jornais e sem universidades.


Imprensa Oficial do ES

A primeira edição do Diário Oficial circulou em 23 de maio - Dia da Colonização do Solo Espírito-santense - de 1890, Nessa época, o jornal chamava-se Diário Official do Estado Federal do Espírito-Santo. Foi criado, através do Decreto nº 14, de 20 de fevereiro de 1890, pelo Governador Affonso Cláudio de Freitas Rosa e o primeiro Diretor chamava-se Antenor Pinto de Oliveira e seu quadro funcional era composto por um Diretor, um Secretário Revisor, um Administrador das Oficinas, seis Tipógrafos, cinco Aprendizes de Composição e um Carteiro.

O Diário Oficial do Espírito Santo é o segundo mais antigo do Brasil e sua história com mais de um século registra vários nomes para a publicação. O jornal já foi impresso pela iniciativa privada, controlado por diversos órgãos públicos e teve sua circulação suspensa por motivos políticos, administrativos ou técnicos de maior gravidade. Por exemplo, em 20 de novembro de 1939, um grande incêndio na Imprensa Oficial, então situada no Palácio do Governo, destruiu quase por completo equipamentos e documentos do órgão, num dos momentos mais dramáticos da sua história.

O Departamento de Imprensa Oficial é integrante da ABIO -Associação Brasileira das Imprensas Oficiais, as quais, para produzir os Diários Oficias estaduais e outros impressos, utilizam, anualmente, cerca de 16 mil toneladas de papel e empregam cerca de 10 mil pessoas.

Desde 1997, o DIO vem passando por uma completa reestruturação produtiva e administrativa. Isso envolve um enorme esforço no treinamento e reciclagem dos servidores da Autarquia, modernização do parque gráfico, implantação de um sistema integral de fluxo digital de informações, e de nova apresentação para o Diário Oficial.

A publicação, agora, é acessada pela Internet e tem, em papel, moderno tratamento gráfico.

TURMA: 3º C
GRUPO: Karina, Natalia, Alvaro

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pirataria 3ºH

Pirataria

Define-se como pirataria a atividade de copiar, reproduzir ou utilizar indevidamente, isto é, sem a expressa autorização dos respectivos titulares, software ou qualquer outra obra intelectual legalmente protegida. Isso tem afetado a economia do país gerando desemprego, pois grande parte dinheiro dos impostos não chega às mãos dos governantes que acabam não tendo condições de criar novos empregos.
O Brasil é apontado como o maior mercado de pirataria na América Latina isso acaba gerando atrasos para economia. Ainda a pirataria vem contribuindo para alimentar o crime organizado com munições e armas que acabam colocando o Brasil em posições criticas para o seu desenvolvimento. Mas um lado da pirataria que nem todas as pessoas param para observar é que ela é um veículo de cultura para a população mais carente do mundo pelo fato do preço ser inacessível a quase todos, mas mesmo assim não podemos nos esquecer que a pirataria é considerada crime.
Um assunto muito debatido pelas pessoas é o fato dos artistas saírem prejudicados, pois tem seus CDs lançados no comércio ilegal antes de seu lançamento, mas essa história não é bem assim, os artistas tem uma divulgação tão grande de suas músicas pelo fato de estarem sendo escutadas por boa parte da população que acabam ganhando mais em show do que com a venda de seus CDs. Mas as grandes prejudicadas acabam sendo as gravadoras que não tem o dinheiro de volta e se sente tão pressionada pela pirataria que acaba fechando suas gravadoras pela falta de verbas.
Em suma para tentarmos combatê-la devemos primeiramente pedir aos governantes para que diminuam os impostos sobre os produtos pirateados, porém mesmo com campanhas de contensão pela pirataria como as que são lançadas nos DVDs não teria tanta eficácia, pelo fato de termos fácil acesso a esses produtos que são encontrados em várias esquinas das ruas de nossa cidade.

Para ficarmos cientes que os produtos pirateados não trazem tanto lucro ai vai um vídeo para sabermos um desses prejuízos.

Grupo: Micael, Jaqueline, Maike e Krislayne

Pirataria 3ºF

Pirataria

A pirataria é toda violação aos direitos de criação e já é vista por muitos especialistas como o “crime do século XXI”. É uma atividade ilegal que causa prejuízos crescentes à economia, à geração de empregos (não só no Brasil, mas no mundo todo) e, principalmente, prejuízos aos consumidores. Segundo a INTERPOL (Polícia Internacional), a pirataria mundial, atualmente, movimenta mais recursos financeiros que o narcotráfico.

O crime de pirataria é uma atividade financiada por grandes grupos de máfias internacionais organizadas, que trazem para o Brasil os mais diversos tipos de mercadorias. São roupas, tênis, brinquedos, CDs, remédios, óculos, peças de automóveis, luvas cirúrgicas, entre outros, que não seguem qualquer padrão de segurança e qualidade. Esses produtos acabam frustrando os consumidores, podendo, inclusive, causar danos irreparáveis à saúde.

É importante conhecer os principais produtos pirateados e os males que eles podem fazer a você e sua família.

Normalmente os produtos pirateados são consumidos por causa do seu baixo custo, cerca de 93% mais barato, porém tal consumo ilegal traz um prejuízo aproximado de 30 bilhões de reais por ano. Além do prejuízo na arrecadação de impostos, a pirataria ainda gera desemprego, problemas de saúde, rouba invenções e idéias de terceiros, pratica concorrência desleal e alimenta o crime organizado.

Seja esperto, seja cidadão.

O produto original é sempre melhor.

Tipos mais comuns de produtos piratas.

1- A segurança das crianças deve ser levada a serio. Alem da pouca resistência, os brinquedos piratas não apresentam garantia alguma. Exames de laboratório demonstraram a presença de tintas tóxicas (inclusive cancerígenas) na composição de seus materias. Não caia nessa brincadeira de mau gosto, exija original.

2- Não espere segurança de um produto falsificado. O protetor solar pirata não protege contra os raios nocivos do sol, o que facilita o câncer de pele. Tenha amor a si mesmo. Use só original.

3- Fabricadas com material de pouca ou nenhuma qualidade, as lentes escurecidas dos óculos piratas não protegem os olhos dos raios UV. Isto pode causar varias várias complicações, levando, inclusive, à cegueira. Mantenha os olhos bem abertos: só utilize produtos originais.

4- Produzidas sem nenhum parâmetro de qualidade, as bebidas piratas misturam substancias extremamente nocivas ao organismo, como metanol, álcool anedio e acetona. Evite danos graves a sua saúde. Só consuma produtos originais.

5- Tomar remédio pirata representa um grande risco para a saúde, pois você esta ingerindo o que vai te curar. E, mais grave ainda, pode piorar a sua doença. Siga a receita do cidadão consciente. Use sempre produto original.

6- Os artigos esportivos piratas apenas imitam as marcas famosas. No caso dos tênis, o sistema de amortecedores e a durabilidade não existem, prejudicando sua coluna, joelhos e calcanhares. Fique em forma somente com produtos originais.

7- Um automóvel com peças falsificadas é um perigo constante, tanto para motoristas quanto para pedestres. Freios que não funcionam, rolamentos falsos ou um pneu estourado causam graves acidentes. Seja prudente. Compre sempre peças originais.

8- A baixa qualidade de áudio e imagem, falta de encartes e o desrespeito aos direitos autorais são os principais motivos para não se comprar mídias piratas. Além disso, CDs e DVDs falsificados, danificados o leitor óptico dos aparelhos. Não estrague sua diversão. Compre sempre produtos originais.




Grupo: Ronara, Vida, Taisa, Paulo e Patrick

Rádio 3º C

Rádio

História do Rádio no Brasil

· Foi oficialmente inaugurado a 7 de Set. 1922.

· Com um transmissor de 500 watts,da Westinghouse, no alto do Corcovado - RJ, para 80 recepts.

· O primeiro programa foi o discurso do Presidente Epitácio Pessoa.

· A Instalação de fato aconteceu aos 20 de Abril de 1923 com Roquete Pinto e Henry Morize com a "Rádio Sociedade do Rio de Janeiro".

· Sua programação era para a elite, não para a massa: com ópera, recitais de poesia, concertos, palestras culturais...

· Receptores caros, importados.

· Finalidade cultural, educativa e altruísta.

· Mensalidades pagas para quem tinha os receptores, doações.

· Anúncios pagos eram proibidos

Época de "Ouro do Rádio"

"O impacto do rádio sobre a sociedade brasileira nesta época, foi muito mais profundo do que aquele que a televisão viria a produzir 30 anos depois." A era do Rádio,Orlando Miranda, p.72

  • Nos anos 40 acontece a "época de ouro do Rádio"
  • Programação mais popular, mais audiência
  • Surge o Ibope, dia 13 de Maio 1942
  • A primeira radionovela, 1942: "Em busca da felicidade"
  • Esportes, radiojornalismo -Repóter Esso...
  • O contexto da primeira guerra mundial e a copa do mundo marcaram esta época do Rádio.

Chega a TV e o rádio muda:

  • Os artistas do Rádio vão para a TV
  • Troca-se os artistas e programas de humor por música
  • As novelas e programas de auditório por serviços de utilidade pública
  • Busca-se a segmentação
  • Chega um poderoso impulso: o Transistor, em 23/12/47. Comunicação mais ágil, ao vivo da rua, e receptores sem tomadas.
  • As FMs aparecem na década de 60, com muito mais músicas.

Integrantes: Marcielly, Lais Ladislau, Dayane e Lorrayne Otto