sábado, 21 de agosto de 2010

O que é cultura alternativa?

Para esclarecer da forma mais simples possível: è tudo aquilo que se sabe, teoria e prática, que seja realmente sustentável por estar em harmonia com a terra e seus habitantes.

É todo tipo de tecnologia branda, descentralizada, não massificada e não poluente.

Também se aplica a outros ramos do conhecimento: agricultura natural sem venenos, medicina alternativa: chinesa, Indiana, homeopatia, parto natural...

Na música ocorre através de uma mensagem de elevação para a humanidade. Na espiritualidade de forma que visam a nossa ligação com o universo, que é o aspecto visível do Divino...
Na ecologia através de informações autênticas que leve o ser humano a respeitar e conviver com todas as formas de vida.

Então alternativa é a pessoa que de alguma forma está caminhando um pouco ao contrário da cultura de ganância que sempre acompanhou a espécie humana, é aquele que já percebeu a loucura da nossa cultura, é aquela pessoa que tem coragem pra sair da letargia e fazer ou criar algo novo, questionar dogmas e conceitos que não nos servem mais, para amanhã não nos envergonharmos de nossos descendentes.

Não se trata mais de ter e sim de ser...

O link abaixo mostra um pequeno trecho sobre um documentário realizado em nossa cidade “Na Tora”, o qual ainda não se tem data prevista para apresentação e que mostra um pouco da cultura “underground” alternativa de Colatina - Rock -.




Mayara, Rafael, Thierry, Thiara 3° H

Link para grupo Jornais impressos 3º D

Grupo
Renata Sartório, Barbara Becalli, Ana Paula, Nícolas

https://docs.google.com/leaf?id=0B9H5rg60ENIEY2ZhYzdlNTItM2JlNy00MjM2LWJhZDYtZGEzY2UwMjdkNzMx&hl=pt_BR

Link para material do grupo do Rádio do 3º H

https://docs.google.com/leaf?id=0B9H5rg60ENIEOWRjYTkyZjAtODc2My00YmU0LTllNDctNDIzOTcwZjExZDdh&hl=pt_BR

grupo:Rayssa,Juliana,Guadaluppe,Tom
3ºh.

Rádio 3ºF

História do Rádio no Brasil

• Foi oficialmente inaugurado a 7 de Set. 1922.
• Com um transmissor de 500 watts,da Westinghouse, no alto do Corcovado - RJ, para 80 recepts.
• O primeiro programa foi o discurso do Presidente Epitácio Pessoa.
• A Instalação de fato aconteceu aos 20 de Abril de 1923 com Roquete Pinto e Henry Morize com a "Rádio Sociedade do Rio de Janeiro".
• Sua programação era para a elite, não para a massa: com ópera, recitais de poesia, concertos, palestras culturais...
• Receptores caros, importados.
• Finalidade cultural, educativa e altruísta.
• Mensalidades pagas para quem tinha os receptores, doações.
• Anúncios pagos eram proibidos

Era comercial

• Começa na década de 30 as transformações.
• Decreto n. 21.111 de 01/03/32 autorizava a 10% de sua programação ter comerciais.
• O erudito se torna popular.
• Contratam-se artistas e produtores.
• A competição trouxe: Desenvolvimento técnico, status da emissora (ibope) e popularidade do veículo

Época de "Ouro do Rádio"

• "O impacto do rádio sobre a sociedade brasileira nesta época, foi muito mais profundo do que aquele que a televisão viria a produzir 30 anos depois." A era do Rádio,Orlando Miranda, p.72
• Nos anos 40 acontece a "época de ouro do Rádio"
• Programação mais popular, mais audiência
• Surge o Ibope, dia 13 de Maio 1942
• A primeira radionovela, 1942: "Em busca da felicidade"
• Esportes, radiojornalismo - Repóter Esso...
• O contexto da primeira guerra mundial e a copa do mundo marcaram esta época do Rádio.

Tema: “Os jornais impressos no Brasil”

Principais jornais
Brasil: Zero Hora (RS), O Globo (RJ), Diário Oficial (Brasília), Folha de São Paulo (SP).
Estado (ES): A Gazeta, A Tribuna, Notícia Agora.
Como o jornal impresso chegou ao BrasilFoi depois da invenção da prensa móvel, em 1440, que apareceram os jornais periódicos e impressos.No Brasil, demorou mais. A coroa portuguesa, até a vinda de Dom João VI, em 1808, proibia que existissem imprensa, indústrias, bibliotecas e universidades na colônia.
Assim que caiu o embargo, surgiu o primeiro jornal oficial da corte, a Gazeta do Rio de Janeiro. Era apenas uma forma de divulgação de avisos e notícias a Corte divulgava o que acontecia na Europa Napoleônica. Claro que o atraso das notícias era absurdo.
Nessa época a maior parte da população era analfabeta os periódicos tinham tiragem de apenas 200 a 500 exemplares.
Como é produzido um jornal?
VIDEO QUE MOSTRA O PROCESSO DE ANTIGAMENTE: se possível, colocar no blog, abaixo segue o link.
(link: http://www.youtube.com/watch?v=FIVOOmI_wWo)

O setor de produção faz o trabalho pesado. Nestes departamentos há especialistas que operam e fazem à manutenção das prensas, fotocompositoras, digitalizadores de imagens e máquinas de impressão fotográfica. Alguns funcionários trabalham no turno diurno, enquanto outros no noturno.
Grava-se a imagem de uma página de jornal em chapas finas de alumínio, que vão para outros especialistas para colocação na prensa, as chapas transferem a imagem feita com tinta para um rolo de borracha que imprime a página.
Além de colocar tinta no papel, a prensa também monta as páginas do jornal na seqüência correta. Então manda-se as cópias para o setor de distribuição que já está aguardando.

O LEITOR
Pesquisas mostram que 48% dos leitores de jornais também consultam a internet em busca de informações. Entre os que se abastecem de notícias e informações principalmente pela internet, apenas 55 costumam ler jornais (pelo menos duas vezes por semana). Já os formadores de opinião lêem diariamente. Outro dado sobre o hábito de consumir jornais revela que 67% fazem a leitura entre as 9h e às 13h, por 38 minutos, em média. Muitos identificam o jornal com o café da manhã.
Do ponto de vista qualitativo, os jornais são identificados com “profundidade”, “confiabilidade” e “detalhamento e abrangência de informações”. Algo que, segundo pesquisas, não é encontrado na internet.

De acordo com estudos da Marplan/EGM, a penetração do jornal na classe A é de 78%; na B, de 65%; na C, de 46%; na classe D, de 28%; e na E, de 18%. Veja a representação no Gráfico.


GRUPO: ANDERSON, BEATRIZ, FELIPE E GILIANE.
SÉRIE: 3º “H”

Televisão 3º F

O nosso trabalho conta um pouco sobre a história da televisão no mundo e no Brasil. A matéria que segue é um pouco do que foi abordado em sala e algumas curiosidades desse Meio de Comunicação de Massa.

Em 1923 Vladimir Zworykin registra a patente do tubo iconoscópico para câmaras de televisão, o que tornou possível a televisão eletrônica. O primeiro sistema semi-mecânico de televisão analógica foi demonstrado em Fevereiro de 1924 em Londres, e, posteriormente, imagens em movimento em 30 de outubro de 1925. Um sistema eletrônico completo foi demonstrado por John Logie Baird e Philo Taylor Farnsworth em 1927. O primeiro serviço analógico foi a WGY em Schenectady, Nova Iorque, inaugurado em 11 de maio de 1928.
Os primeiros aparelhos de televisão eram rádios com um dispositivo que consistia num tubo de néon com um disco giratório mecânico (disco de Nipkow) que produzia uma imagem vermelha do tamanho de um selo postal. O primeiro serviço de alta definição apareceu na Alemanha em março de 1935, mas estava disponível apenas em 22 salas públicas. Uma das primeiras grandes transmissões de televisão foi a dos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936. O uso da televisão aumentou enormemente depois da Segunda Guerra Mundial devido aos avanços tecnológicos surgidos com as necessidades da guerra e à renda adicional disponível (televisores na década de 1930 custavam o equivalente a 7000 dólares atuais (2001) e havia pouca programação disponível).
A televisão em cores surgiu em 1954, na rede norte-americana NBC. Um ano antes o governo dos Estados Unidos aprovou o sistema de transmissão em cores proposto pela rede CBS, mas quando a RCA apresentou um novo sistema que não exigia alterações nos aparelhos antigos em preto e branco, a CBS abandonou sua proposta em favor da nova.
Em 1960 a japonesa SONY introduz no mercado os receptores de televisão com transistores. O satélite Telstar transmite sinais de televisão através do Oceano Atlântico em 1962. A miniaturização chegou em 1979 quando a Matsushita registrou a patente da televisão de bolso com ecrã plano.
No Brasil, a primeira transmissão de televisão deu-se por conta do leopoldinense Olavo Bastos Freire, que construiu os equipamentos necessários e transmitiu uma partida de futebol em 28 de setembro de 1948, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Tipos de televisores
A televisão em sua forma original e até hoje mais popular, envolve a transmissão de som e imagens em movimento por ondas de radiofreqüência (RF), que são captadas por um receptor (o televisor). Neste sentido, é uma extensão do rádio.
Tendo início na década de 1920, a televisão moderna se divide em três tendências distintas:
• Aparelhos de televisões somente.
• Sistemas integrados com aparelhos de DVD e/ou vídeo-game montados no próprio televisor (geralmente modelos menores com telas até 17 polegadas, pois a idéia é ter um sistema portátil completo);
• Sistemas independentes com tela grande (monitor de vídeo, rádio, sistema de som) para o usuário montar as peças como um home theater. Este sistema interessa aos videófilos e cinéfilos que preferem componentes que podem ser trocados separadamente.
Há vários tipos de monitores ou ecrãs de vídeo usados em equipamentos de televisão modernos. O mais comum são os CRTs para até 40 polegadas diagonais. A maior parte das televisões de tela grande ou ecrã grande (até mais de 100 polegadas) usa tecnologia de projeção. Três tipos de sistemas de projeção são usados em televisão: Tubos de raios catódicos (CRT), LCD (cristal líquido) e circuitos integrados (chips ) de imagem refletida. Avanços recentes trouxeram telas planas ou ecrãs planos aos televisores que usam tecnologia de cristal líquido LCD de matriz ativa ou displays de plasma. Televisores de tela ou ecrã grande e plano têm apenas 4 polegadas de espessura e podem ser pendurados na parede como um quadro. Os televisores de LCD e Plasma de hoje possuem em média 7,5 cm de espessura e telas que variam de 3,5 a 65 polegadas. Em 2008 foi lançada a DTV Portátil, com tela de 3,5 polegadas e sintonizador de TV Digital. Muitas marcas atualmente já implantaram decodificador digital nas TVs e utilizam de resoluções Full HD.
Novas tecnologias estão aparecendo, algumas delas são:
• LED TV, da Samsung - Televisores com 3 cm de espessura e ecologicamente corretas.
• USB In, da Philips - Televisores com entrada USB para filmes, músicas e fotos sem precisar de DVD Player.
• DTV BuiltIn, da LG - Conversor digital integrado na TV.
• Invisible Screen, da Lumines (TV em que a tela só aparece depois de ligada).
• Touch Interface, da Lumines (TV com todas as partes sensíveis ao toque).
• Bravia Engine, da SONY (Imagens mais realistas, principalmente em movimento).
• Full HD 1080p (1920 x 1080 pixeis em imagens progressivas), a mais alta resolução disponível em TVs, (Normalmente LCD ou plasma).
• Entradas HDMI e DVI (Para conexão de equipamentos de vídeo de alta definição).
Televisão no Brasil
História

Década de 1950
Nos anos 1950, a TV teve no Brasil um caráter de aventura, sendo os primeiros anos marcados pela aprendizagem, com improvisos ao vivo (não havia ainda o videotape). O alto custo do aparelho televisor - que era importado - restringia o seu acesso às classes mais abastadas. Os recursos técnicos eram primários, dispondo as emissoras apenas do suficiente para manter as estações no ar.


Assis Chateaubriand

Assis Chateaubriand queria aumentar seu conglomerado de mídia Diários Associados, e para isso, resolveu trazer a televisão para o Brasil. Como na época o equipamento não era produzido no país, toda a aparelhagem teve de ser trazida dos Estados Unidos.
Junto aos seus funcionários, foi buscar todos os equipamentos que chegaram por navio no porto de Santos no dia 25 de março de 1950, no litoral do estado de São Paulo. Os equipamentos eram todos encomendados da Radio Corporation of America (RCA). Antes disso, já havia realizado uma pré-estréia com uma apresentação do Frei José Mojica, um padre cantor mexicano. As imagens geradas não passaram do saguão do prédio dos seus Diários Associados, que possuía alguns aparelhos de televisão instalados.
Em 10 de setembro, é realizada uma transmissão pela TV Tupi ainda em sua fase experimental. O conteúdo exibido era um filme onde o ex-presidente brasileiro Getúlio Vargas relatava seu retorno à vida política.
Então, no dia 18 de setembro de 1950, Assis realiza seu grande sonho: coloca no ar oficialmente a TV Tupi canal 3 de São Paulo, PRF-3 TV. O transmissor de televisão comprado da RCA foi colocado no topo do prédio Banco do Estado de São Paulo. As imagens são geradas a partir de um estúdio localizado na Rua 7 de Abril, no centro da cidade. Uma célebre frase é dita por uma jovem criança de 5 anos de idade: "está no ar a televisão no Brasil". O logotipo do canal era um pequeno índio, e a garota estava vestida a caráter.
Na época a programação era improvisada e gerada completamente ao vivo. Os imprevistos ocorriam freqüentemente; somente na inauguração do canal uma câmera importada estragou poucas horas antes de entrar no ar, e todo o programa foi feito com somente uma câmera. Como não havia televisores ainda em São Paulo e nem outro lugar do país, Chateaubriand espalhou 200 aparelhos em lugares "estratégicos" da cidade de São Paulo.

Hebe Camargo, uma das pioneiras na televisão Brasileira.

Conta-se que estes aparelhos, importados, não conseguiriam chegar ao país no dia da primeira transmissão por problemas alfandegários. Sabendo disso, Chateaubriand utilizou de sua influência, que atingia diversos âmbitos, e antecipou a chegada destes aparelhos.
O primeiro programa criado especialmente para a televisão foi TV na Taba, cuja apresentação ficava a cargo de Homero Silva. Além dele, Lima Duarte, Hebe Camargo, Mazzaropi, Ciccilo, o balé de Lia Aguiar, Vadeco, Ivon Cury, Wilma Bentivegna, Aurélio Campos, o jogador Baltazar, a orquestra de George Henri e a poetisa Rosalina Coelho Lisboa também participavam.
A TV Tupi também foi a primeira a produzir e veicular um telejornal no Brasil. Imagens do Dia foi ao ar em 19 de setembro sem horário fixo, geralmente indo ao ar às 21:30 ou 22:00. As matérias eram filmadas com película de 16 milímetros e muitas vezes tinham de ser revelados e levados de avião para São Paulo ou Rio de Janeiro, quase sempre chegando em cima da hora.
A televisão continuava com audiência não muito significativa, pois todos os televisores tinham de ser importados. Mesmo assim, Chateaubriand conseguiu vender um ano de espaço publicitário para algumas empresas.
O primeiro teleteatro estréia em novembro daquele ano. A Vida por um Fio (baseado no norte-americano Sorry, Wrong Number) era um drama policial com Lima Duarte, Lia de Aguiar, Walter Forster, Dionísio Azevedo e Yara Lins, contando a história de uma mulher estrangulada pelo marido com um fio de telefone.
Em 22 de novembro as concessões do governo passam a existir e a TV Tupi (SP) ganha a sua, junto da TV Record, canal 7 de São Paulo e a TV Jornal do Commercio, canal 2 de Recife.
Em janeiro de 1951, é inaugurada por Assis Chateaubriand a TV Tupi do Rio de Janeiro (canal 6), o segundo canal de TV do país. Os dois canais operavam de forma independente um do outro, pois não havia na época satélite nem torres de transmissão ou videoteipe, sendo a programação de cada canal transmitida ao vivo.
Outros canais pioneiros dos anos 1950 foram:
• a TV Paulista, canal 5 de São Paulo, inaugurada em março de 1952;
• a TV Record, canal 7 de São Paulo, inaugurada em setembro de 1953;
Com a inauguração desses canais, São Paulo passou a ter em fins de 1953 três canais, e o Rio de Janeiro um canal (TV Tupi).
Década de 1960

Sede da Rede Globo em São Paulo, a quarta maior rede de televisão do planeta.

Os anos 1960 foram um período de inovação na TV, numa época de mudanças nos costumes com a revolução sexual, revoltas estudantis (maio de 1968), e conquista da Lua.
Com a evolução técnica das emissoras, o videotape chega finalmente às emissoras brasileiras em 1960, trazido pelo humorista Chico Anysio, permitindo que os erros ao vivo fossem previamente corrigidos, que um programa pudesse ser gravado num horário diferente do horário de sua exibição, e ainda que o mesmo programa pudesse ser reprisado diversas vezes.
O videotape (VT) permitiu a inauguração no país de mais 27 novas emissoras, com 80% da programação exibindo em VT as produções realizadas no eixo Rio-São Paulo.
As primeiras transmissões de televisão via satélite no Brasil ocorreram em 1965. Nesse mesmo ano, em 26 de abril, entrava no ar a TV Globo do Rio de Janeiro, que mais tarde formaria a Rede Globo. Em 1967, a TV Bandeirantes de São Paulo começava as suas transmissões.
Surge em 1960 a TV Excelsior de São Paulo, que viria revolucionar os padrões então existentes. A emissora introduziu uma filosofia de programação visando à industrialização de seus produtos televisivos e à valorização do profissional da área. O foco principal era a produção de telenovelas.


Fachada atual do Teatro Record, em São Paulo.



A TV Cultura é inaugurada em setembro de 1960, pelos Diários Associados.
Em 1963, a TV Excelsior nacionalizou a programação do horário nobre, até então dominado por seriados estrangeiros. O horário foi ocupado com a novela diária "2-5499 Ocupado", produzida pela própria Excelsior. A emissora foi também pioneira na implantação no país da transmissão em rede, ou seja, simultaneamente para várias cidades. Em 1970, a Rede Excelsior fecha as portas. No mesmo ano surgiu a TVE.
Na década de 1960, a TV Tupi fez sucesso com algumas novelas, entre elas o drama cubano "O Direito de Nascer", que bateu recordes de audiência.
Em 1968, a novela "Beto Rockfeller", de Bráulio Pedroso e Cassiano Gabus Mendes, exibida pela TV Tupi, inovou a estrutura narrativa, apresentando a figura do "anti-herói". A partir daí, as novelas passaram a abordar temas urbanos, suburbanos ou regionais que pudessem ter aceitação nacional.
Paralelamente, um espaço abriu-se na TV Tupi para projetos experimentais, através de programas como Móbile, Poder Jovem e Colagem, que buscavam encontrar o real significado artístico da linguagem da televisão.
O programa "Família Trapo", um dos mais famosos programas de humor da TV Record, era transmitido ao vivo direto do Teatro Record em São Paulo, com a presença do público e duas horas de duração. Este formato do programa "Família Trapo" serviu de inspiração mais tarde para o programa "Sai de Baixo", da Rede Globo, nos anos 1990.
A TV em cores no Brasil começa em 1962, quando a TV Excelsior de São Paulo transmite no Sistema NTSC o programa Moacyr Franco Show. Em 1963 a TV Tupi de São Paulo também experimenta a transmissão em cores e começa a transmitir o seriado Bonanza nas noites de sábado, também em NTSC. Mas o sistema não vingou, pois todos os receptores coloridos eram importados e custavam muito caro. As transmissões de TV em cores, no Brasil, só começariam efetivamente na década seguinte.
Em 1969, a TV Cultura é vendida à Fundação Padre Anchieta, sendo refundada no dia 15 de Junho, como uma emissora de televisão pública.

Década de 1970
A Copa do Mundo de 1970, no México, chegou a cores no Brasil em transmissão experimental para as estações da Embratel, que retransmitia para os raros possuidores de televisão colorida no Brasil. A Embratel reuniu convidados na sua sede no Rio de Janeiro, em São Paulo (no Edifício Itália) e em Brasília. O sinal, recebido em NTSC (padrão americano), era convertido para PAL-M e captado por aparelhos de TV instalados nas três cidades. Poucos puderam assistir aos jogos em cores. Conforme relato no livro "Jornal Nacional - 15 Anos de História" (1984, Rio Gráfica Editora - atual Editora Globo), na TV Globo havia, na época, apenas um aparelho de TV em cores.
Em outubro de 1970, mergulhada em dívidas, a TV Excelsior encerrava suas atividades.
Em 1971 o governo baixou uma lei determinando o corte da concessão das emissoras que não transmitirem uma porcentagem mínima de programas em cores. O sistema oficial passou a ser o PAL-M, que era uma mistura do padrão M do sistema NTSC e das cores do sistema PAL Europeu. O objetivo era criar uma indústria totalmente nacional, com seu sistema próprio.
Em 1972, com a regulamentação do sistema PAL-M no Brasil, ocorreu oficialmente a primeira transmissão em cores no Brasil, a partir de Caxias do Sul, RS, por ocasião da Festa da Uva, em 19 de fevereiro. Em 31 de março, inaugura-se oficialmente a televisão em cores no Brasil.
Para aumentar as vendas de receptores coloridos a Fábrica Colorado, patrocinou reprises de jogos de futebol todas as tardes nas TVs Bandeirantes e Gazeta. Com a Copa do Mundo de 1974, a venda de receptores coloridos colocou definitivamente o Brasil no mundo da TV em cores.
Formando redes nacionais que alcançavam grande parte do território brasileiro, a TV Globo e a TV Tupi lideravam a audiência na maioria das praças. As sucessivas crises administrativas e financeiras vividas pela TV Tupi ao longo da década de 1970 levaram a Rede Globo a assumir uma posição hegemônica no mercado televisivo brasileiro, quadro que perduraria até fins da década de 1980.
Com elevado padrão técnico, exibindo telenovelas de grande apelo popular, programas jornalísticos como Jornal Nacional, Fantástico e Globo Repórter, além de filmes e séries norte-americanas, a Rede Globo tornou-se caso sui generis na história da televisão mundial, ao transformar-se em fonte primária ou única de informação para milhões de brasileiros, formando opiniões, criando costumes e definindo tendências. O poder de influência da Rede Globo junto à opinião pública brasileira é, até hoje, alvo de críticas por parte de setores mais intelectualizados da sociedade.

Década de 1980

Sede do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) em Osasco, São Paulo.
Em julho de 1980, o governo declarou peremptas as concessões de sete emissoras da Rede Tupi, inclusive as cabeças de rede em São Paulo e Rio de Janeiro, provocando o fim da mais tradicional emissora de TV do país. Os empresários Sílvio Santos e Adolpho Bloch ganharam as concessões dos canais de televisão vagos com o fim das TVs Tupi e Excelsior, após vencerem concorrência pública, da qual também participaram os grupos Abril e JB. Sílvio Santos lançou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), em 1981, de programação eminentemente popularesca. Dois anos depois, surgiria a Rede Manchete, de propriedade de Bloch, voltada para o público de maior escolaridade e renda.
O fim do regime militar e a promulgação da Constituição de 1988 significaram o fim da censura à imprensa e aos programas de televisão. Roque Santeiro, novela de Dias Gomes, cuja exibição havia sido vetada pelo governo militar na década de 1970, pôde, enfim, ser exibida pela Rede Globo em 1985, tornando-se um dos maiores fenômenos de audiência do gênero no país.

Década de 1990
A disputa pela audiência entre as grandes redes de televisão acirrou-se a partir de 1990. Ainda que tenha mantido a liderança nos índices durante a maior parte da década, a Rede Globo enfrentou a concorrência da Rede Manchete e do SBT. Em momentos pontuais, a Rede Manchete chegou a liderar a audiência nas maiores praças, com programas como a novela "Pantanal" e o jornalístico "Documento Especial". Já o SBT apresentava na sua grade telenovelas produzidas no México e programas de apelo popular como o humorístico A Praça É Nossa, o jornalístico Aqui Agora e o programa de auditório Domingo Legal.
Nessa década houve o advento das redes em UHF. A MTV Brasil estreou em 1990. Em 1994, entra no ar a Rede Mulher (atual Record News) e, em 1995, a Rede Vida.
Também nesse período, a TV Cultura e a TV Record, ambas com sede em São Paulo, mais a CNT do Paraná, passaram a transmitir em rede.
Com início das operações da TVA, em 1991, surgiram as primeiras emissoras de TV por assinatura no Brasil. O setor de TV por assinatura, dominado pelos grupos brasileiros Abril e Globo e pelo conglomerado norte-americano News Corporation, apresentou crescimento tímido em seus primeiros quinze anos, e só viria a crescer mais tarde, impulsionada pela venda associada, por parte das operadoras, de serviços de banda larga de Internet.
O aquecimento da economia a partir da implantação do Plano Real, em 1994, provocou uma mudança no perfil do telespectador da TV aberta no Brasil. As camadas populares passaram a ter mais facilidade para adquirir aparelhos de televisão, o que teve reflexo na programação das emissoras de TV aberta. Passaram a predominar, na grade de programação das grandes redes de televisão, programas de conteúdo erótico, sensacionalista e de apologia à violência. A banalização do conteúdo televisivo passou a ser alvo de críticas de intelectuais, educadores e autoridades públicas brasileiras.
Após sucessivas crises financeiras, a Rede Manchete fechou suas portas em 1999. Em seu lugar, entrou no ar a RedeTV!, emissora de cunho popular e jovem, do empresário Amilcare Dallevo.

Década de 2000

Presidente Lula em pronunciamento durante cerimônia de início das transmissões da tv digital no Brasil.

A primeira década do século 21 foi marcada, na televisão brasileira, pelo advento dos reality-shows, dentre os quais se destacaram Casa dos Artistas, no SBT; No Limite e Big Brother Brasil, ambos na Rede Globo; e mais O Aprendiz e A Fazenda, ambos da Rede Record. Já a audiência das telenovelas, em especial as veiculadas pela Rede Globo, sofreram queda acentuada. Entre outros fatores, credita-se a crise na audiência das telenovelas ao crescimento da TV paga e da Internet residencial.
Com o crescimento da Internet, as emissoras de televisão passaram a lançar canais de interação com o público telespectador que gradativamente migrava para a rede mundial de computadores. Ao mesmo tempo que a audiência da TV aberta vem caindo nos grandes centros urbanos, aumentam os acessos aos sites que veiculam vídeos com conteúdo televisivo. Associado a esse crescimento, veio o sucesso dos programas de humor voltados para o público jovem, como o Pânico na TV, o CQC e o Legendários, repletos de interatividade.
Com investimentos de porte e marketing agressivo, a Rede Record assumiu a vice-liderança de audiência da TV aberta em 2007. Entretanto a Globo ainda mantinha, em agosto daquele ano, o triplo da audiência da Record.
A televisão digital entrou em operação comercial no final de 2007. Na mesma época, foi lançada a TV Brasil, primeira emissora pública lançada por iniciativa do governo federal.
Em 2010 outra virada: o SBT, que já havia perdido a vice-liderança, perde o terceiro lugar para a Rede Bandeirantes. A emissora da família Saad lançou um pacote de reality-shows e séries, além de relançar o chamado "horário nobre" na faixa das 21 horas.

A chegada da TV Digital ao Brasil
A Televisão no Brasil está passando por uma fase de transição para a transmissão digital, que proporciona uma qualidade superior de som e imagem.
O governo brasileiro optou por uma versão modificada do ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting-Terrestrial) - Padrão japonês, criando o ISDB-TB, sistema de TV digital único no mundo, incompatível com o padrão utilizado no Japão. A TV Digital no Brasil teve sua estréia oficial às 20:30 do dia 2 de dezembro de 2007, na cidade de São Paulo, após cerca de seis meses de transmissões experimentais. A inauguração da nova transmissão foi transmitida por todas as emissoras.

Alaor, Sulamita, Maria Gabriela, Luana, Lucas

Internet

A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados.
A Internet surgiu nos anos 60, na época da Guerra Fria, nos Estados Unidos. O Departamento de Defesa americano pretendia criar uma rede de comunicação de computadores em pontos estratégicos. A intenção era descentralizar informações valiosas de forma que não fossem destruídas por bombardeios se estivessem localizadas em um único servidor.
Em 1991, a comunidade acadêmica brasileira conseguiu, através do Ministério da Ciência e Tecnologia, acesso a redes de pesquisas internacionais. Em maio de 1995, a rede foi aberta para fins comerciais.
A Internet é uma grande fonte de lazer. Muitos fóruns de Internet têm seções dedicadas a jogos e vídeos de entretenimento; charges curtas na forma de vídeo flash também são populares. Mais de seis milhões de pessoas usam blogs ou sistemas de mensagens instantâneas como meios de comunicação e compartilhamento de ideias.
O uso das redes como uma nova forma de interação no processo educativo amplia a ação de comunicação entre aluno e professor e o intercâmbio educacional e cultural. Desta forma, o ato de educar com o auxilio da internet proporciona a quebra de barreiras as fronteiras e remove o isolamento da sala de aula, acelerando a autonomia da aprendizagem dos alunos em seus próprios ritmos.
Os crimes cometidos na internet são os menos que acontecem fora do mundo virtual, tanto que os tipos penais e punições são os menos. Casos de estelionato, injúria e calúnia, roubo de identidade, furto mediante fraude, além dos casos de pedofilia, são os que mais acontecem.

http://www.youtube.com/watch?v=yyY_392Tn7Q

3ºA Amanda Camila Lorrainy Gabrielly Mariana Ruslana

Novelas Brasileiras

A primeira novela a ser exibida no Brasil, foi ‘’Sua vida me pertence’’, pela Tv Tupi, constava com apenas 20 capítulos, exibidos 2 vezes na semana.É interessante lembrar também, que o primeiro beijo na televisão foi realizado pelos protagonistas dessa mesma trama.A partir de então, novas novelas foram produzidas se tornando fonte de lucro para as emissoras e fonte de lazer e entretenimento para a população.

Os temas no geral, misturam romance, violência e drama com o objetivo de cativar principalmente as mulheres, entretanto, isso não quer dizer que os homens não gostam;uma vez que os mesmos constituem 40% da audiência.As tramas não voltadas apenas para o lazer e entretenimento, mas também contemplam assuntos e questões polêmicas das sociedade – como drogas, racismo e homossexualidade – com o objetivo de refletir na realidade brasileira e também nos valores e leis impostos pela sociedade, revelando enfim, a nossa cultura.

Outro detalhe que merece ser ressaltado é a influência das novelas na vida dos telespectadores, desde a mais simples: como na escolha do nome para os filhos, aos mais graves: como na redução das taxas de natalidade e aumento do divórcio em áreas alcançadas pela rede Globo.

As novelas brasileiras são um orgulho nacional e mexem bastante com os países estrangeiros, mais de 81 novelas já foram exibidas no exterior, em países como Portugal, Espanha e Chile.

Componentes: Nayara, Alini, Pablo, KAmily e Ana Paula.
3ªA

Pirataria!(sob diversos pontos de vista)

Abordamos o seu conceito, as diversas formas de Piratear,seu lucro(para quem pirateia) e seu prejuizo(para a sociedade e a Industria Cultural) e consequentimente sua penalidade,assim falamos,que a Pirataria é ato de copiar, vender ou distribuir qualquer tipo de produto sem o pagamento dos direitos autorais,e que pode acontecer com diferentes produtos de varias formas, ou seja, quando falamos em piratear, temos um universo de possibilidades de reprodução de diversos bens como roupas, perfumes, eletroeletrônicos, jogos eletrônicos,calçados, óculos, relógios, cd’s, dvd’s, softwares, etc.

Por essas mercadorias serem fruto de “copiações”, a qualidade certamente é inferior em relação às mercadorias originais.
Entretanto o número de consumidores de bens pirateados vem crescendo a cada ano.
No Brasil, a pirataria é considerada uma prática ilícita e possui penalidades determinadas (apesar de não se ouvir falar muito em pessoas que tenham sido detidas por reproduzir, vender ou utilizar produtos pirateados).

Contudo, podemos pensar em uma questão: se a pirataria é uma atividade ilícita, por que ainda é uma prática que se desenvolve bastante?
A resposta é simples: esses produtos são mais acessíveis economicamente. O consumidor sabe que a mercadoria pode não durar tanto quanto a original por exemplo, mas ainda sim são mais acessíveis e o consumidor sabe que mesmo que o objeto adquirido dure menos tempo, a economia é considerável.

A sociedade contemporânea é capitalista e valoriza o consumismo. Esta mesma sociedade é restritiva (sabe-se que a maioria da população não tem acesso a muitos bens de consumo) e muitas vezes é também discriminativa. É possível observarmos a discriminação na ficcção e na vida real, onde ocorre uma cisão, originando um grupo “que tem” e um outro grupo “que não tem” alguma coisa.
Por isso e por muitos outros fatores, acredito que a pirataria ao facilitar o acesso a bens de consumo que muitas vezes são caros, promove de certa forma uma inclusão social.

Alem disso Sabemos que a pirataria é ilegal, que gera desemprego, ajuda a manter a criminalidade…mas o que fazer para melhorar o modo de vida das pessoas? Se as pessoas tivessem mais opções e melhores condições financeiras e acesso a esses produtos cobiçados, será que a pirataria teria tanto poder e espaço? Aliás, será que pirataria existiria, que seria necessária?

Pois é... a polêmica em torno desse assunto está muito longe de acabar.

Componentes: Laís Falcão, Larissa,Victor Garoze
Turma: 3° C