Abordamos o seu conceito, as diversas formas de Piratear,seu lucro(para quem pirateia) e seu prejuizo(para a sociedade e a Industria Cultural) e consequentimente sua penalidade,assim falamos,que a Pirataria é ato de copiar, vender ou distribuir qualquer tipo de produto sem o pagamento dos direitos autorais,e que pode acontecer com diferentes produtos de varias formas, ou seja, quando falamos em piratear, temos um universo de possibilidades de reprodução de diversos bens como roupas, perfumes, eletroeletrônicos, jogos eletrônicos,calçados, óculos, relógios, cd’s, dvd’s, softwares, etc.
Por essas mercadorias serem fruto de “copiações”, a qualidade certamente é inferior em relação às mercadorias originais.
Entretanto o número de consumidores de bens pirateados vem crescendo a cada ano.
No Brasil, a pirataria é considerada uma prática ilícita e possui penalidades determinadas (apesar de não se ouvir falar muito em pessoas que tenham sido detidas por reproduzir, vender ou utilizar produtos pirateados).
Contudo, podemos pensar em uma questão: se a pirataria é uma atividade ilícita, por que ainda é uma prática que se desenvolve bastante?
A resposta é simples: esses produtos são mais acessíveis economicamente. O consumidor sabe que a mercadoria pode não durar tanto quanto a original por exemplo, mas ainda sim são mais acessíveis e o consumidor sabe que mesmo que o objeto adquirido dure menos tempo, a economia é considerável.
A sociedade contemporânea é capitalista e valoriza o consumismo. Esta mesma sociedade é restritiva (sabe-se que a maioria da população não tem acesso a muitos bens de consumo) e muitas vezes é também discriminativa. É possível observarmos a discriminação na ficcção e na vida real, onde ocorre uma cisão, originando um grupo “que tem” e um outro grupo “que não tem” alguma coisa.
Por isso e por muitos outros fatores, acredito que a pirataria ao facilitar o acesso a bens de consumo que muitas vezes são caros, promove de certa forma uma inclusão social.
Alem disso Sabemos que a pirataria é ilegal, que gera desemprego, ajuda a manter a criminalidade…mas o que fazer para melhorar o modo de vida das pessoas? Se as pessoas tivessem mais opções e melhores condições financeiras e acesso a esses produtos cobiçados, será que a pirataria teria tanto poder e espaço? Aliás, será que pirataria existiria, que seria necessária?
Pois é... a polêmica em torno desse assunto está muito longe de acabar.
Componentes: Laís Falcão, Larissa,Victor Garoze
Turma: 3° C
Nenhum comentário:
Postar um comentário