segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Cultura Alternativa, 3º D

Segue abaixo o vídeo que o grupo do Caio, Gabriela, João Victor e Laisa usariam na sala de aula na apresentação sobre cultura alternativa no 3º D

AS NOVELAS BRASILEIRAS E A MANIPULAÇÃO DAS MASSAS

Novela é toda narração usualmente curta, ordenada e completa de fatos humanos fictícios, que evoluem com o auxílio dos meios tecnológicos e conquistam, dessa maneira, todos os públicos.

As redes de comunicação disponham de uma obra audiovisual apresentada, como regra, em capítulos diários, cuja duração média é de oito meses. Antes das novelas, são exibidos pequenos clipes que caracterizam a novela que será apresentada.

Vale dizer que as novelas retratam uma inversão entre a realidade e a ficção. Nelas, o autor procura colocar fatos do cotidiano que levam seus telespectadores a se comoverem com a história apresentada; alguns se comovem tanto que nem se preocupam com desastres da vida real, passando por ouvintes inertes e insensíveis, ou seja, abdicam de sua liberdade e deixam-se ser controlados pelos meios de comunicação.

É possível abordar ainda que, com o avanço tecnológico, as novelas conseguiram conquistar todos os públicos, que vão desde as crianças até os idosos, e induzem certos comportamentos, como a utilização de um novo vocabulário, a aquisição de vários produtos lançados durante a trama, além de determinar uma nova maneira de pensar do indivíduo.

Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que as novelas são como espelhos da vida. Elas refletem tudo o que acontece no cotidiano das pessoas, apresentando todos os problemas que afligem diretamente uma grande parcela da população. Sendo assim, elas são o filme da nossa história.



Nesse vídeo temos alguns depoimentos que pessoas fizeram sobre as novelas e algumas cenas que marcaram as novelas da Rede Globo.

Grupo: Priscila, Leandra, Romulo, Emanuelle, Gabriely

A Internet 3º C

É um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.

Internet: pontos positivos e negativos

Pontos Positivos
-Tem possibilitado a formação de novas formas de interação, organização e atividades sociais;
-A língua dominante da comunicação na internet é o inglês, o que faz com que as pessoas que vivem “ligadas” nela aprendam no mínimo algumas expressões desse idioma;
-Serve como meio de comunicação e de divulgação;
-Propicia a aproximação de variadas culturas;
-Promove o compartilhamento de arquivos;
-Permite a comunicação com pessoas a longas distâncias;
-Seu uso é indispensável na realização de trabalhos escolares, no lazer, marketing, etc.

Pontos Negativos
-A internet serve como meio de propagação do abuso infantil;
-É um meio onde se inclui a prostituição e a divulgação de fotos pornográficas;
-Nela há inúmeros casos de difamação;
-Meio de realização de crimes bancários e financeiros;
-A Internet é o contexto onde ocorre o mais frequente crime virtual: o de FALSA IDENTIDADE.

A Mídia Antiga e a Nova Mídia

Características da Mídia Antiga:
-Comunicação desequilibrada, de mão única, ou seja, não há comunicação da massa popular com a mídia;
-Pouco controle ou influência sobre a produção das mídias, o povo não intervem na produção da mídia;
-As individualidades de cada um dos participantes do público não são levadas em consideração, levando em conta a igualdade entre os indivíduos;
-Restrição da participação à escolha, sintonia, opção de leitura e entre outras coisas;
-Lubrificação das engrenagens da interação social, ou seja, o contato com os meios de comunicação facilita a interação social.

A Internet e a Nova Mídia:
Com o advento da Internet, a maioria das características da Antiga Mídia se invertem, revelando um contraste em relação às caraterísticas da Nova Mídia, como:
-Comunicação equilibrada, de mão dupla, ou seja, há comunicação da massa popular com a mídia;
- Grande controle ou influência sobre a produção das mídias, o povo influencia na produção da mídia (o povo escolhe o que quer ver e ouvir);
-As individualidades de cada um dos participantes do público são levadas em consideração, levando em conta a desigualdade entre os indivíduos, afinal, nem todas as pessoas podem ter acesso às novas tecnologias, isso se deve à desigualdade social (principalmente econômica);
-Participação à escolha, sintonia, opção de leitura e entre outras coisas, ou seja, a massa popular dispõe de um leque de opções pelas quais pode se manter informada e atualizada;
-Ainda há a lubrificação das engrenagens da interação social, ou seja, o contato com os meios de comunicação facilita a interação social.


Rádio 3º

Nosso grupo apresentou sobre o rádio que é um sistema de comunicação através de ondas eletromagnéticas propagadas no espaço. Nós sabemos que ele não é caro, o que permite atingir a maior parte da população, principalmente as de baixa renda .

Temos que chamar atenção para o fato de que hoje são 3421 emissoras de rádio espalhadas por todo território nacional.

O rádio é um meio amplo de divulgar noticias que acontecem no momento e no dia a dia.

Ele é prático e portátil o que permite chegar, onde a televisão e a internet não chega.

A partir daí percebemos que o rádio é um meio de comunicação muito importante para a construção da imagem.

Grupo : Gabrielly, Flávia Stacol ,Nágila , Paulo Sérgio e Thiago

domingo, 29 de agosto de 2010

Rádio 3º E

• 1863: Tudo começou quando na Inglaterra, James Clerck Maxwell demonstrou teoricamente a provável existência das ondas eletromagnéticas.
•1887: O princípio da propagação radiofônica. Surgimento de "ondas hertzianas" ou "quilohertz".
•1896: A industrialização de equipamentos se deu com a criação da primeira companhia de rádio, fundada em Londres - Inglaterra pelo cientista italiano Guglielmo Marconi. Que demonstrou o funcionamento de seus aparelhos de emissão e recepção de sinais na própria Inglaterra, quando percebeu a importância comercial da telegrafia.
•1897: Oliver Lodge inventa o circuito elétrico sintonizado, que possibilitava a mudança de sintonia selecionando a freqüência desejada.

Aqui no Brasil o rádio também crescia: um Padre-cientista gaúcho, chamado Roberto Landell de Moura, construiu diversos aparelhos importantes para a história do rádio e que foram expostos ao público de São Paulo em 1893. Em 1890 previa em suas teses a "telegrafia sem fio", a "radiotelefonia", a "radiodifusão", os "satélites de comunicações" e os "raios laser". Em 1904 embarca para os EUA, e lá foram anos de pesquisas, tentativas e aprimoramentos até Lee Forest instalar a primeira "estação-estúdio" de radiodifusão, em Nova Iorque, no ano de 1916. Aconteceu então o primeiro programa de rádio, que se tem notícia. Ele tinha conferências, música de câmara e gravações. Surgiu também o primeiro registro de radiojornalismo, com a transmissão das apurações eleitorais para a presidência dos Estados Unidos.

•1919: começa a chamada “Era do Radio”.
•1922: acontece a primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil.
•1923: é fundada a primeira estação de rádio brasileira: Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
•1926: John Baird realiza as primeiras transmissões de imagens.
•1931 - É fundada a PRB 9 - Rádio Record de São Paulo.
•1932 - O Governo de Getúlio Vargas autoriza a publicidade em rádio.
•1933 - O americano Edwing Armstrong demonstra o sistema FM para os executivos da RCA.
•1934 - Criada a Rádio Difusora, apelidada de "Som de Cristal", onde surge o termo "radialista", inventado por Nicolau Tuma.


Grupo: Géssica, Beatriz, Pámela, Patrícia e Carla

Cinema 3º F

Em nosso trabaho destacamos o cinema, que é uma arte de uma complexa manifestação estetica a qual muitos chamam de a 7ª Arte. De fato, a data de 28 de Dezembro de 1895, é especial no que refere ao cinema, e sua história. Neste dia, no Salão Grand Café, em Paris, os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram Cinematógrafo. O evento causou comoção nos 30 e poucos presentes, a notícia se alastrou e, em pouco tempo, este fazer artístico conquistaria o mundo e faria nascer uma indústria multibilionária. O filme exibido foi L'Arrivée d'un Train à La Ciotat.

Desde o início, inventores e produtores tentaram casar a imagem com um som sincronizado. Mas nenhuma técnica deu certo até a década de 20. Assim sendo, durante 30 anos os filmes eram praticamente silenciosos sendo acompanhados muitas vezes de música ao vivo, outras vezes de efeitos especiais e narração e diálogos escritos presentes entre cenas.

O cinema é uma forma de expressar ideias e sentimentos. Na Segunda Guerra Mundial, por exemplo o cinema foi utilizado como apelo patriota e que serviam de propaganda de guerra, havia tambem no final da guerra filmes antinazistas.Dentre os filmes que retrataram a época da guerra se destacaram: o popular Casablanca,O Mundo a seus Pés, no Brasil "Cidadão Kane”, entre outros.

No Brasil, ao contrário do que aconteceu na Europa e nos Estados Unidos, o cinema brasileiro demorou para se desenvolver no século XX. Somente na década de 1930 que surgiram as primeiras empresas cinematográficas, produtoras de filmes do gênero chanchada. O desenvolvimento do cinema nacional ocorreu somente na década de 1960. Podemos dizer que o marco inicial desta época de prosperidade cinematográfica nacional foi o lançamento do filme “O Pagador de Promessas”, escrito e dirigido por Anselmo Duarte. Foi o primeiro filme nacional a ser premiado com a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes.

As décadas de 1970 e 1980 representam um período de crise para o cinema nacional. A crítica e os grandes problemas nacionais saem de cena para dar espaço para filmes, com temáticas simples e de caráter sexual, muitas vezes de mau gosto. É a época da pornochanchada. A qualidade é deixada de lado, e os cineastas, sem representatividade no cenário nacional, começam a produzir em larga escala. Mesmo neste período, alguns cineastas resistem a onda e procuram produzir filmes inteligentes e bem elaborados. Podemos destacar os seguintes filmes neste contexto: “Aleluia Gretchen” de Sílvio Back; “Vai trabalhar vagabundo” de Hugo Carvana e “Dona Flor e seus dois maridos” de Bruno Barreto.

A década de 1990 é marcada pela diversidade de temas.O filme passa ser um produto rentável e a "indústria cinematográfica" ganha impulso em busca de grandes bilheterias, altos lucros e enfoques. Com políticas de incentivo e empresas patrocinadoras, o Brasil começa a produzir filmes que mobilizam grande número de espectadores.



Componentes: Breno, Ronan, Tamyres, Yasser e Yasmin

Série:3° ano F

Produção cultural alternativa 3º F

Cultura Alternativa è tudo aquilo que seja realmente sustentável por estarem em harmonia com a terra e seus habitantes, buscando algo que seja afastado dos meios de massificação como as redes de televisão (Globo, SBT e etc), os jornais e outros.

A mesma pode estar presente na: agricultura natural sem venenos, medicina alternativa, música (toda música que tenha uma mensagem de elevação para a humanidade), espiritualidade (toda forma de prática que visam o desabrochar da nossa ligação com o universo, que é o aspecto visível do Divino...), ecologia (toda informação autêntica que leve o ser humano a respeitar e conviver com todas as formas de vida. Hoje muitos se dizem ecológicos sem ser. Porque é conveniente. Indústrias altamente poluidoras se dizem ecológicas e plantadores de eucaliptos se dizem reflorestadores..), na construção a alternativa é o que chamamos de bio-construção, (isto é uma construção que de certa forma seja viva, e não dependa de materiais de fontes poluidoras ou destruidoras de florestas... Aqui está algo que não é tão fácil: viver de forma realmente ecológica e natural. É necessária uma visão nova sobre questões antigas, e sair da massificação).

E é por isso que tem eventos como o Fica para interagirmos com pessoas que querem mudar e buscam informação existente que possa ajudá-las. Troca informações é o objetivo básico, além de valorizar o aspecto de celebração, cantar, se alegrar, e saber que não estamos sós. Há muitos, que cansaram da cultura da globo e da mídia que só veicula más noticias e futilidades.



Em nossa cidade temos cultura alternativa!

O documentário "Na Tora!", que será lançado em agosto, vai retratar a manifestação cultural alternativa da cidade, tendo como pano de fundo o clima urbano e alguns ícones do município, como o Terminal Rodoviário Alderico Teodoro, a Praça do Sol Poente e a Ponte Florentino Avidos.

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/06/647483-documentario+mostra+a+cultura+alternativa+de+colatina.html

Lucas Dalla, Vanesca, Felipe, Filipe Tuler, Ane Carolina – 3°F

Alunos do 3° “G” Apresentam Seminário sobre Cinema

Isso aê, os alunos Amanda Hilário, Cássio Ranieri, Geovane Rocha, Helen S. F. S. de Oliveira e Nícolas Ribeiro fizeram uma excelente apresentação sobre um dos Meios de Comunicação que todo mundo adora, o Cinema.

Os iniviaram fazendo um breve comentário sobre a história do cinema, “O cinema nasceu em 1885 quando os irmãos Lumiérè desenvolveram o cinematografo, tendo como seu primeiro “filme” A Chegada Do Trem a Estação. Ele mostrava apenas a chegada do trem à estação (AVAH! ¬¬) e nessa única cena o público que assistiu, eles saíram correndo conforme o trem se aproximava acreditando que seriam atropelados pelo trem em preto e branco.”

Também foi explanado um pouco da montagem de um filme e o motivo de Hollywood se o grande centro cinematográfico do mundo (foi por causa da 1ª Guerra Mundial, que arrasou a indústria cinematográfica européia).

Como naquela época não haviam descoberto como unir som e imagem todos os filmes eram mudos, os som eram introduzidos no próprio cinema enquanto o filme era rodado ou eram escritos durante a cena.

O primeiro desenho animado em um projetor de filmes “moderno” foi Fantasmagorie pelo diretor francês Émile Courtet, antes disso eles usavam o praxinoscópio (aparelho que projeta na tela imagens desenhadas sobre fitas transparentes).

Os efeitos especiais dos primeiros filmes eram bem precários, eles utilizavam linhas, espelhos e efeitos com luz e sombra, por exemplo. Nos dias atuais os efeitos especiais são bem mais desenvolvidos, que incluem grandes efeitos conseguidos por meio da computação gráfica, mas ainda existem várias tecnicas que vem desde os primórdios do cinema, como os efeitos conseguidos pela maquiagem.

Um grande evolução no mundo cinematográfico são os efeitos 3D, quem nem são tão novos assim já que eles existem desde 1934 (criado pelo ítalo-brasileiro Sebastião Comparato, que atribuía origem brasileira à sua invenção, inclusive com registro de patentes internacional), mas lançado pelos americanos em 1950. O Cinema 3D foi evoluindo, passando por aqueles óculos cafonas feitos de cartolina e papel celofane (azul e vermelho) até os atuais que possuem um visual mais moderno, mas ambos utilizam a mesma técnica: superposição de duas imagens distintas da mesma cena, cada uma delas tomada com um filtro de cor diferente e de um ângulo ligeiramente diferente.


O cinema, que antes era um mecanismo de lazer, ou seja, uma arte, agora se tornou um meio eficaz de manipulação, já que, tudo é um negocio.

O cinema é uma das fortes ferramentas da indústria cultural, já que consegue atrair um grande público afetando uma enorme porção da população, tanto é que pode se dizer que faz parte da cultura existente entre a segunda metade do século XX e se estende até os dias atuais, onde provavelmente irá continuar por um longo tempo, afinal, como o ilustre cinema de nossa cidade (Colatina – ES) diz: “Cinema ainda é a melhor diversão.”

Não esqueçam de comentar.

Cinema 3ºE



Grupo: Bruno,Debora,Jennifer,Tais Maike

Industria Cultural e a pirataria. 3ºD

No Brasil a produção realizada pela industria cultural fonográfica tem como interesse principal o lucro e não a disseminação da cultura como matriz. A pirataria- reprodução indevida de qualquer produto sem autorização expressa do proprietário é a forma mais rápida e barata de propagação da cultura ,Já que atualmente o consumismo é que faz o muindo girar.

Entre os principais pirateadores estão a China ocupando o primeiríssimo lugar seguidas respectivamente da Rússia e Índia e em quarto lugar o Brasil,onde 40% dos CDs e DVDs vendidos são piratas,tendo um lucro de quase U$ 1 minhão de dólares,Entretanto a economia brasileira perde U$ 40 milhões de dólares anualmente devido a ilegalidade apresentada. Se por um lado alguns conseguem obter uma posição social melhor pela venda de tais produtos por outro centenas de pessoas ficam desempregadas pelo mesmo motivo.

As gravadoras oficiais do Brasil e a Policia Militar uniram-se para tentarem paulatinamente destruírem os produtos. Todavia de nada adiantara destruir o material que pode facilmente ser reproduzido outra vez,se o governo,as gravadoras e a população entrarem em um acordo onde ambas as partes sairiam beneficiadas.

Grupo: Naina, Larissa, Brena, Milena, Jéssica

Novelas 3ºB

Novelas e meio de comunicação de massa

No nosso trabalho abordamos a manipulação que as novelas, programas de televisao trazem a nós.Assistimos notícias, anúncios, filmes, detalhes de atores e celebridades, e assuntos gerais que ocupam o tempo e nos isolam da realidade. Toda essa comunicação nos impõe um padrão de vida e felicidade a ser alcançado, com objetivos e ideais muitas vezes impossíveis para todos, mas diante a televisão isso se torna possível.A realidade dos telejornais é passada como algo distante e irreal,enquanto as novelas emocionam o país como se fossem problemas reais que afetam a todos ou seja esta inversão entre realidade e ficção é notável principalmente nas novelas assim a novela passa por um relato do real, enquanto o noticiário(que perdeu as referências temporais e espacias)torna-se irreal.A prova disso são telespectadores que se comovem em demasia com a morte de uma personagem,enquanto um desastre real em algum lugar do mundo passa por ouvintes inertes e ínsensíveis ao fato. Assim os indivíduos abdicam de sua liberdade pelos meios de comunicação e deixam-se ser controlados.


Grupo: LUCYLARA, HILÁRIO E TAYLES

Televisão 3º E

Tudo começa em 1923 quando Vladimir Zworykin registra a patente do tubo iconoscópico para câmaras de televisão, o que tornou possível a televisão eletrônica, daí por diante as mudanças foram ocorrendo junto à evolução tecnológica e a disseminação da TV pelo mundo.

No Brasil a TV chegou em setembro de 1950 trazida por Assis Chateaubriand que também fundou o nosso primeiro canal de TV, a TV Tupi.

Nos anos 50, a programação era inteiramente exibida ao vivo (pois ainda não existia o vídeo tape). Além disso, por causa do alto preço de um aparelho de televisão, o seu acesso ainda era restrito as classes mais favorecidas.

A TV Tupi foi a emissora que primeiro levou ao ar uma telenovela, um telejornal e um teleteatro. Ainda nos anos 50 surgiram outras emissoras, como: a TV Tupi do Rio de Janeiro, a TV Paulista e a TV Record.

Com a evolução técnica, o vídeo tape chega finalmente às emissoras brasileiras, permitindo a criação de mais de 27 novas emissoras e junto delas uma diversidade de programas que gerou o contentamento de uma grande parcela de espectadores.

Em 1962 conhecemos a TV em cores, que é inaugurada oficialmente dez anos depois.
Com o fim da TV Tupi em 1980, surge o SBT, caracterizado por uma programação popular. Pouco tempo depois surge também a Rede manchete.

Com o fim da censura, pôde enfim ser exibida pela Rede Globo em 1985 a novela “Roque Santeiro”, que se tornou um dos maiores fenômenos de audiência no Brasil.
Com a economia em alta a partir de 1994 as camadas populares passaram a ter mais facilidade em adquirir aparelhos de televisão.

Com a disputa pela audiência, o surgimento da TV por assinatura, o surgimento de novas programações como reality shows e programas de auditório, e mais recentemente da TV digital, a televisão cresceu e hoje representa um dos mais importantes fatores na cultura popular moderna da sociedade brasileira.

O jornalismo na nossa cidade

Em busca de entender melhor como funciona todo o processo da escolha de uma matéria até sua exibição, visitamos a filial da TV Gazeta aqui em Colatina.

As matérias são escolhidas seguindo alguns quesitos básicos, que são: matérias que se dirijam ao âmbito regional (no caso o noroeste do estado), que sejam de interesse da população, que falem de cultura e lazer (estas são exibidas geralmente ao final da transmissão), e existe também certa prioridade a “notícias quentes” (como acidentes e assuntos ligados ao crime).

As matérias que vão ao ar possuem um tempo cronometrado que vem da central, portanto não devem ultrapassar seu tempo limite.

Os repórteres e os câmeras vão a busca de notícias e ficam também atentos aos acontecimentos.
Enquanto isso existe toda uma equipe que desempenham outras funções, como o agendamento de entrevistas e respostas para algumas questões em matérias.

O editor recebe as reportagens e é responsável por fazer alguns cortes e ajustes encaixando-a a seu tempo.

Além destes existem vários outros funcionários que são indispensáveis nesse processo.
Ao ar o/a âncora é responsável por narrar, anunciar ou comentar as notícias que serão exibidas, ou chamar repórteres que entram ao vivo na programação.

Outro profissional é responsável por colocar as matérias no ar por um sistema de vts (vídeo tapes).

Componentes: Janine, Camila, Glaucia, Larissa e Rafael

Pirataria 3º B

A pirataria
É inacreditável o que está acontecendo. As pessoas cada vez mais vão comprando produtos piratas por que acham os originais muito caro. Mas a conclusão que se chega, é que a pirataria cada vez aumenta.

O pior ainda é que os produtos piratas possuem menos durabilidade, eficiência e qualidade. E ainda o consumo de bebidas, remédios, óculos de sol e muitos outros, causam sérios danos a saúde do consumidor.

A pirataria é considerada para muita gente como a única fonte de lucro. Mas se analisarmos bem, quanto mais pessoas compram-se o produto original mais empregos iriam surgir e o preço do produto iria baixar e seria mais acessível à população.
Todos sabem que a pirataria é crime, mas é difícil achar uma pessoa que não possua um produto pirata. Com isso estamos ajudando a contribuir com a Cultura Artística e Propriedade Intelectual.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM188753-7823-SERIE+PIRATARIA+PARAISO+DA+PIRATARIA,00.html

Grupo: Bianca, Lorena, Nathalia, Patricia e Rafaela.
Entende - se como pirataria a reprodução, venda e distribuição de produtos sem a devida autorização e o pagamento dos direitos autorais. É uma prática muito utilizada na atualidade que provoca grandes prejuízos à economia de um país.

Todos os dados que envolvem esse "setor" são nebulosos, mas estimativas apontam que o Brasil perdeu US$ 20 bilhões com pirataria no ano passado, em impostos não arrecadados e prejuízos para as empresas, conforme a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF). Pesquisa da Federação do Comércio (Fecomércio-RJ) apontou que quase metade (46%) dos brasileiros admite que comprou produtos falsos em 2009. A maior parte sabe que pirataria causa desemprego (63%) e financia o crime (69%). Ainda assim, o preço é decisivo: 94% compram porque é mais barato.

Se for incluído o contrabando e demais atividades que cercam o comércio ilegal, a economia informal movimenta R$ 850 bilhões por ano, ou 30% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco).

A pirataria foi definida pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) como o crime do século. Segundo a Câmara de Comércio Internacional, a pirataria movimenta cerca de 7% do comércio mundial, ou US$ 600 bilhões, superando os US$ 360 bilhões do narcotráfico.

"O ambulante é apenas o elo mais fraco de uma máfia poderosíssima", disse o presidente do Etco, André Franco Montoro Filho. Na sua avaliação, todos são afetados: empresas têm prejuízo, postos de trabalho são fechados e o consumidor fica sem garantia e proteção.

Apesar disso, é difícil combater a pirataria no Brasil. O primeiro motivo é a corrupção. O segundo é a extensão das fronteiras e a falta de fiscalização. E outros fatores que prejudicam o combate à falsificação são o baixo poder aquisitivo dos consumidores, cultura e até inovação tecnológica.
Além do prejuízo na arrecadação de impostos, a pirataria ainda gera desemprego, problemas de saúde, rouba invenções e idéias de terceiros, pratica concorrência desleal e alimenta o crime organizado.

Por esses e vários outros motivos não compre produtos falsificados, porque eles podem até terem sido baratos, mas o barato sempre acaba saindo caro, pois o material com o qual ele foi fabricado com toda certeza é ruim, e não irá durar tanto tempo quanto um produto original e algumas vezes até pode te prejudicar de alguma forma.

Os links que seguem abaixo são uma reportagem que o programa Fantástico apresentou falando sobre a pirataria, que percorreu toda ela aqui no Brasil, desde a fábrica até a comercialização nos mercados populares.





Grupo: Dayane, Francielle, Lucas, Mariela e Marília

Mídia alternativa 3º F

A mídia alternativa é caracterizada por atingir um publico alvo, e por ser apresentada de formas inusitadas, então a mídia alternativa, como o próprio nome diz é um meio alternativo de se passar uma informação.
São exemplos de mídia alternativa:
 Impressos em Papel Higiênico
 Motomídia
 Busdoor
 Bikedoor
 Motodoor
 Mídia em Metrô
 Anúncios feitos com tatuagens
 Anúncios em novas tecnologias
 E quaisquer outros que venham a estar fora do quadro comum de meios e veículos de comunicação

Exemplo no vídeo abaixo



Grupo: Rhavinny, Victor, Daniela e Gevson