segunda-feira, 30 de agosto de 2010

AS NOVELAS BRASILEIRAS E A MANIPULAÇÃO DAS MASSAS

Novela é toda narração usualmente curta, ordenada e completa de fatos humanos fictícios, que evoluem com o auxílio dos meios tecnológicos e conquistam, dessa maneira, todos os públicos.

As redes de comunicação disponham de uma obra audiovisual apresentada, como regra, em capítulos diários, cuja duração média é de oito meses. Antes das novelas, são exibidos pequenos clipes que caracterizam a novela que será apresentada.

Vale dizer que as novelas retratam uma inversão entre a realidade e a ficção. Nelas, o autor procura colocar fatos do cotidiano que levam seus telespectadores a se comoverem com a história apresentada; alguns se comovem tanto que nem se preocupam com desastres da vida real, passando por ouvintes inertes e insensíveis, ou seja, abdicam de sua liberdade e deixam-se ser controlados pelos meios de comunicação.

É possível abordar ainda que, com o avanço tecnológico, as novelas conseguiram conquistar todos os públicos, que vão desde as crianças até os idosos, e induzem certos comportamentos, como a utilização de um novo vocabulário, a aquisição de vários produtos lançados durante a trama, além de determinar uma nova maneira de pensar do indivíduo.

Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que as novelas são como espelhos da vida. Elas refletem tudo o que acontece no cotidiano das pessoas, apresentando todos os problemas que afligem diretamente uma grande parcela da população. Sendo assim, elas são o filme da nossa história.



Nesse vídeo temos alguns depoimentos que pessoas fizeram sobre as novelas e algumas cenas que marcaram as novelas da Rede Globo.

Grupo: Priscila, Leandra, Romulo, Emanuelle, Gabriely

Nenhum comentário: