quarta-feira, 24 de setembro de 2008

VERÍSSIMO MANDANDO BEM

Saca só o texto do cara...me lembra das bebedeiras do começo de 2002, e de como elas ficaram mais esparsas e light depois...

ah, e pra variar hj é quarta feira, 23:30 da noite e estou bebado depois de muitas doses de absolut, duas de jhonnie walker, uma pinga do zé tamba e meia dúzia de latinhas aqui na casa do Geraldo.


Hoje, existem pilulas milagrosas, mas eu ainda sou
do tempo das grandes ressacas.
As bebedeiras de antigamente eram mais dignas,
porque voce as tomava sabendo que no dia seguinte estaria no inferno.
Alem de saude era preciso coragem.
As novas geracoes nao conhecem ressaca, o que talvez
explique a falencia dos velhos valores.
A ressaca era a prova de que a retribuicao divina existe e que nenhum
prazer ficaria sem castigo.
Cada porre era um desafio ao ceu e as suas furias. E elas vinham: Nausea,
Azia, Dor de Cabeca, Duvidas Existenciais, golfadas.
Hoje, as bebedeiras nao tem a mesma grandeza. Sao inconsequentes,
literalmente.
Nao e que eu fosse um bebado, mas me lembro de todos os sabados de minha adolescencia como uma luta desigual entre a cuba-libre e o meu instinto de auto preservacao.
A cuba-libre ganhava sempre...
Ja dos domingos me lembro muito pouco, salvo a tontura e o desejo de morte.
Jurava que nunca mais ia beber, mas, antes dos trinta, "nunca mais" dura
pouco.
Ou entao o proximo sabado custava tanto a chegar que parecia mesmo uma
eternidade.
Nao sei o que a cuba-libre fez com meu organismo, mas ate hoje quando vejo uma garrafa de rum os dedos do meu pe encolhem.
Tentava-se de tudo para evitar a ressaca. Eu preferia um Alka-Seltzer e duas aspirinas antes de dormir. Mas no estado em que chegava, nem sempre conseguia completar a operacao. As vezes dissolvia as aspirinas num copo de agua, engolia o Alka-Seltzer e ia borbulhando para a cama, quando encontrava a cama. Mas os metodos variavam.
Por exemplo:
Um calice de azeite antes de comecar a beber - O estomago se revoltava, voce ficava doente e desistia de beber.
Tomar um copo de agua entre cada copo de bebida - O dificil era manter a regularidade. A certa altura, voce comecava a misturar a agua com a bebida,e em proporcoes cada vez menores. Depois,
passava a pedir um copo de outra bebida entre cada copo de bebida.
Suco de tomate, limao, molho ingles, sal e pimenta ?
Para ser tomado no dia seguinte, de jejum. Adicionando vodka ficava um bloody-mary, mas isto era para mais tarde um pouco. Sumo de uma batata, sementes de girassol e folhas de gelatina verde dissolvidas em querosene
- Misturava-se tudo num prato pires forrado com velhos cartoes do sabonete
Eucalol. Embebia-se um algodao na testa e deitava-se com os pes da ilha de
Pascoa. Ficava-se imovel durante tres dias, no fim dos quais o tempo ja teria curado a
ressaca de qualquer maneira.
Uma cerveja bem gelada na hora de acordar - Por alguma razao o metodo mais
popular.
Canja - Acreditava-se que uma boa canja de galinha de madrugada resolveria
qualquer problema. Era preciso especificar que a canja era para tomar, no
entanto, muitos mergulhavam o rosto no prato e tinham de ser socorridos
as pressas antes do afogamento.
Minha experiencia maior era com a cuba-libre, mas conheco outros tipos de
ressaca, pelo menos de ouvir falar:
Voce sabia que o uisque escoces que tomara na noite anterior era Paraguaio
quando acordava se sentindo como uma harpa guarani.
Quando a bebedeira com uisque falsificado era muito grande, voce acordava se sentindo como uma harpa guarani e no deposito de instrumentos da boate Catito's em Assuncao.
A pior ressaca era de gim. Na manha seguinte, voce nao conseguia abrir os dois olhos ao mesmo tempo. Abria um e quando abria o outro, o primeiro se fechava. Ficava com o ouvido tao agucado que ouvia ate os sinos da catedral de Sao Pedro, em Roma.
Ressaca de martini doce (essa foi a minha primeira):
voce ia se levantar da cama e escorria para o chao como oleo. Pior e que voce chamava a sua mae, ela entrava correndo no quarto, escorregava em voce e deslocava a bacia.
Ressaca de vinho (essa eu ja perdi as contas). Pior era a sede. Voce se arrastava ate a cozinha, tentava alcancar a garrafa de agua e puxava todo o conteudo a geladeira em cima de voce. Era descoberto na manha seguinte imobilizado por hortigranjeiros e laticinios e mastigando um chuchu para alcancar a umidade. Era deserdado na hora.
Ressaca de cachaca (essa entao, e melhor eu nem comentar). Voce acordava sem saber como, de pe num canto do quarto.
Levava meia hora para chegar ate a cama porque se esquecera como se caminhava:
era pe ante pe ou mao ante mao? Quando conseguia se deitar, tinha a
sensacao que deixara as duas orelhas e uma clavicula no canto. Olhava para
cima e via que aquela mancha com uma forma vagamente humana no teto que finalmente se definira.
Era o Peter Pan e estava piscando para voce.
Ressaca de licor de ovos. Um dos poucos casos em que
a lei brasileira permite a eutanasia.
Ressaca de conhaque. Voce acordava lucido. Tinha, de repente, resposta para todos os enigmas do universo. A chave de tudo estava no seu cerebro. Devia ser por isso que aqueles homenzinhos estavam tentando arrombar a sua caixa craniana.
Voce sabia que era alucinacao, mas por via das duvidas, quando ouvia falar em dinamite, saltava da cama ligeiro.
Hoje nao existe mais isto As pessoas bebem, bebem e nao acontece nada.

LUIS FERNANDO VER'ISSIMO


ah, e amanhã, as 7:00 da manhã, estarei bonzinho revisando meu roteiro de coleta de dados para a atividade de estágio e depois as 9:00 no metrópolis prestigiando o debate com meus amigos Mauro e Fernando sem nenhuma ressaca.

F-Mais Uma, Raikkonen turbinado!


A Fórmula-1 está às portas de um acontecimento histórico. No próximo final de semana, será disputada a primeira prova noturna da história da categoria. O palco da competição será Cingapura, ilha-estado espremida entre as gigantes Malásia e Indonésia, no Sudeste Asiático. Corridas disputadas à noite não chegam a ser novidade. Pilotos da MotoGP, Nascar e F-Indy já experimentaram a sensação de acelerar sob os efeitos da iluminação artificial. Mas, de toda a forma, será interessante ver Felipe Massa, Lewis Hamilton & Cia rasgando a noite asiática a 300 quilômetros por hora.


E eu estarei de olhos bem abertos em Kimi Raikkonen (foto acima). Nessa hora, o finlandês da Ferrari, que por seus gostos e hábitos é o piloto preferido deste blog, costuma acelerar em outras pistas, digo, balcões. Fico imaginando a contrariedade do manguaça quando informado do horário da disputa, cuja largada está prevista para as 20hs locais. No Brasil, infelizmente, a prova começa, como sempre, às 9hs da manhã do domingo. Mas, como todo cachaceiro que se preze, creio que Raikkonen já esteja tramando algo para compensar as quase duas horas de bebedeira perdida.


Desconfio que a garrafinha de água que os pilotos levam no cockipit será abastecida com outros aditivos. Em decorrência do calor do lugar, que a noite costuma passar fácil dos 30 graus,sugiro, além da vodca, o destilado favorito do cara, drinques que combinem com a temperatura da região, como caipirinha, dry martini e mojito. Só cuidado com o bafômetro...

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Frente fria instalada no Estado traz chuva e queda de temperatura




Pois bem, eu que não faço questão do sol mesmo, tô achando a maior graça desse tempo aqui no ES.

Já estamos uma semana sem ver direito a cara do desgraçado sol....
E pelo jeito vamos continuar até mais alguns dias.

É verdade que estes dias nublados me fazem mais triste e carente.

Mas também é super bom para estudar, e quando se há tempo de sobra, ver TV debaixo dos cobertores, fazer cafuné no seu cachorro, tomar chocolate quente no meio da tarde, ler todos os livros que vão se amontoando na cabeceira entre tantas coisa mais, e é claro, com ou sem tempo, ter uma boa cia feminina ao lado, que por sinal hj não é coisa nada fácil, mas que estou "desenvolvendo uma aproximação" (correndo atrás) por sinal....


Enfim. segue a notícia que ví agora... no Folha Vitoria.

23/09/2008 às 15h33 - Atualizado em 23/09/2008 às 15h39

Mesmo com o início da primavera os capixabas vão ter que permanecer com os casacos e guarda-chuvas a postos. Isso porque uma frente fria se instalou no Espírito Santo nesta terça-feira (23) com previsão de chuva fraca e moderada à tarde e durante à noite. A temperatura já está em declínio, registrando máxima de 24ºC na capital capixaba. E para quem pensa que o final de semana será de sol, se engana. Segundo informações do Instituto Climatempo, esta frente fria se despede na próxima sexta-feira (26) e uma nova vai se instalar no sábado, com previsão de chuva e mais queda de temperatura durante todo o final de semana.


De acordo com o meteorologista do Climatempo, Marcelo Pinheiro, a frente fria instalada no Estado começa a se despedir nesta quinta-feira (25), indo em direção ao sul da Bahia. “Mesmo com a saída da massa de ar frio a entrada de umidade marítima deixa o céu com muitas nuvens e ainda com condições de chuva na quarta-feira, quinta-feira e na sexta-feira”.

Para a tristeza dos capixabas que aguardam um final de semana com sol, o meteorologista informou que uma outra frente fria está se organizando entre os estados de Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais chegando ao Espírito Santo no final de semana. “A manhã do sábado será de sol tímido, mas à tarde e à noite a previsão é de chuva”. A partir de segunda-feira (29), mesmo entre nuvens, o sol começa a brilhar no Estado novamente.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Aprovação de Lula é recorde em série de pesquisa CNT/Sensus

Pois é galera.
Sabado estavamos eu Geraldo, Prof. Mauro e Fernando tomando nossa cerveja a tarde e veio a tão frequente comparação entre lula e FHC..

Ai que falamos de muitas coisas, dentre elas o indice de desemprego de FHC que era em torno de 20% e hj está por volta de 8%. falamos da questão da dívida externa e muitas coisas mais.

enfim, toda aquela comparação entre o retirante analfabeto nordestino e o nosso "Principe dos sociólogos" Dr. FHC.

Vendo o G1 hj, a observo a notícia abaixo dos impactos de tudo o que comentamos na "opinião pública".

Enfim, nossas conversas na mesa de bar, sempre possuem um fundamento.....
22/09/2008 - 12h15 ( - G1)

A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira (22) mostra que a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atinge 68,8%, 11,3 pontos percentuais a mais que na pesquisa de abril deste ano.

A avaliação positiva é recorde para toda série histórica da pesquisa, que começou a ser realizada em 1998.Segundo os dados, apenas 6,8% dos entrevistados consideram o governo Lula negativo. A pesquisa revela, ainda, que para 23,2% das pessoas ouvidas, o governo Lula é regular. A avaliação pessoal do presidente também subiu em relação ao último levantamento e chegou a 77,7%.

Em abril, esse percentual era de 69,3%. A aprovação é a maior desde julho de 2003, ano do primeiro mandato de Lula. Apenas 16,6% dos entrevistados disseram desaprovar pessoalmente o presidente. Outros 5,7% não responderam. A série histórica da pesquisa, realizada desde julho de 1998 - mostra que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nunca conseguiu manter a rejeição a seu governo abaixo do 23%.

A pesquisa foi realizada entre 15 e 19 de setembro. Foram ouvidas 2.000 pessoas em 136 municípios de 24 estados. A margem de erro é de três pontos percentuais.

A crise americana por analogia




contribuição de Carla Soares....

Explicando a crise americana derivada da subprime... por uma analogia simples.


Entender a crise não é fácil (vide as tentativas de David Leonhardt, em um excelente artigo para o NYT).

Mas permitam-me oferecer um similar nacional, pesquisado pelo nosso intrépido correspondente Osto Craudiley.

É assim: o seu Biu tem um bar, na Vila Carrapato, e decide que vai vender cachaça 'na caderneta' aos seus leais fregueses, todos bêbados, quase todos desempregados.Porque decide vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose da branquinha (a diferença é o sobrepreço que os pinguços pagam pelo crédito).


O gerente do banco do seu Biu, um ousado administrador formado em curso de emibiêi, decide que as cadernetas das dívidas do bar constituem, afinal, um ativo recebível, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento tendo o pindura dos pinguços como garantia.


Uns seis zécutivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveisdo banco, e os transformam em CDB, CDO, CCD, UTI, OVNI, SOS, PQP ou qualquer outro acrônimo financeiro que ninguém sabe exatamente o que quer dizer.

Esses adicionais instrumentos financeiros alavancam o mercado de capitais e conduzem a que se façam operações estruturadas de derivativos na BM&F, cujo lastro inicial todo mundo desconhece (mas que são as tais cadernetas do seu Biu).

Esses derivativos estão sendo negociados como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países.Até que alguém descobre que os bebuns da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, e o Bar do seu Biu vai à falência.
E toda a cadeia'sifu'.