segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A Internet 3º C

É um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.

Internet: pontos positivos e negativos

Pontos Positivos
-Tem possibilitado a formação de novas formas de interação, organização e atividades sociais;
-A língua dominante da comunicação na internet é o inglês, o que faz com que as pessoas que vivem “ligadas” nela aprendam no mínimo algumas expressões desse idioma;
-Serve como meio de comunicação e de divulgação;
-Propicia a aproximação de variadas culturas;
-Promove o compartilhamento de arquivos;
-Permite a comunicação com pessoas a longas distâncias;
-Seu uso é indispensável na realização de trabalhos escolares, no lazer, marketing, etc.

Pontos Negativos
-A internet serve como meio de propagação do abuso infantil;
-É um meio onde se inclui a prostituição e a divulgação de fotos pornográficas;
-Nela há inúmeros casos de difamação;
-Meio de realização de crimes bancários e financeiros;
-A Internet é o contexto onde ocorre o mais frequente crime virtual: o de FALSA IDENTIDADE.

A Mídia Antiga e a Nova Mídia

Características da Mídia Antiga:
-Comunicação desequilibrada, de mão única, ou seja, não há comunicação da massa popular com a mídia;
-Pouco controle ou influência sobre a produção das mídias, o povo não intervem na produção da mídia;
-As individualidades de cada um dos participantes do público não são levadas em consideração, levando em conta a igualdade entre os indivíduos;
-Restrição da participação à escolha, sintonia, opção de leitura e entre outras coisas;
-Lubrificação das engrenagens da interação social, ou seja, o contato com os meios de comunicação facilita a interação social.

A Internet e a Nova Mídia:
Com o advento da Internet, a maioria das características da Antiga Mídia se invertem, revelando um contraste em relação às caraterísticas da Nova Mídia, como:
-Comunicação equilibrada, de mão dupla, ou seja, há comunicação da massa popular com a mídia;
- Grande controle ou influência sobre a produção das mídias, o povo influencia na produção da mídia (o povo escolhe o que quer ver e ouvir);
-As individualidades de cada um dos participantes do público são levadas em consideração, levando em conta a desigualdade entre os indivíduos, afinal, nem todas as pessoas podem ter acesso às novas tecnologias, isso se deve à desigualdade social (principalmente econômica);
-Participação à escolha, sintonia, opção de leitura e entre outras coisas, ou seja, a massa popular dispõe de um leque de opções pelas quais pode se manter informada e atualizada;
-Ainda há a lubrificação das engrenagens da interação social, ou seja, o contato com os meios de comunicação facilita a interação social.


Nenhum comentário: