sábado, 21 de agosto de 2010

Tema: “Os jornais impressos no Brasil”

Principais jornais
Brasil: Zero Hora (RS), O Globo (RJ), Diário Oficial (Brasília), Folha de São Paulo (SP).
Estado (ES): A Gazeta, A Tribuna, Notícia Agora.
Como o jornal impresso chegou ao BrasilFoi depois da invenção da prensa móvel, em 1440, que apareceram os jornais periódicos e impressos.No Brasil, demorou mais. A coroa portuguesa, até a vinda de Dom João VI, em 1808, proibia que existissem imprensa, indústrias, bibliotecas e universidades na colônia.
Assim que caiu o embargo, surgiu o primeiro jornal oficial da corte, a Gazeta do Rio de Janeiro. Era apenas uma forma de divulgação de avisos e notícias a Corte divulgava o que acontecia na Europa Napoleônica. Claro que o atraso das notícias era absurdo.
Nessa época a maior parte da população era analfabeta os periódicos tinham tiragem de apenas 200 a 500 exemplares.
Como é produzido um jornal?
VIDEO QUE MOSTRA O PROCESSO DE ANTIGAMENTE: se possível, colocar no blog, abaixo segue o link.
(link: http://www.youtube.com/watch?v=FIVOOmI_wWo)

O setor de produção faz o trabalho pesado. Nestes departamentos há especialistas que operam e fazem à manutenção das prensas, fotocompositoras, digitalizadores de imagens e máquinas de impressão fotográfica. Alguns funcionários trabalham no turno diurno, enquanto outros no noturno.
Grava-se a imagem de uma página de jornal em chapas finas de alumínio, que vão para outros especialistas para colocação na prensa, as chapas transferem a imagem feita com tinta para um rolo de borracha que imprime a página.
Além de colocar tinta no papel, a prensa também monta as páginas do jornal na seqüência correta. Então manda-se as cópias para o setor de distribuição que já está aguardando.

O LEITOR
Pesquisas mostram que 48% dos leitores de jornais também consultam a internet em busca de informações. Entre os que se abastecem de notícias e informações principalmente pela internet, apenas 55 costumam ler jornais (pelo menos duas vezes por semana). Já os formadores de opinião lêem diariamente. Outro dado sobre o hábito de consumir jornais revela que 67% fazem a leitura entre as 9h e às 13h, por 38 minutos, em média. Muitos identificam o jornal com o café da manhã.
Do ponto de vista qualitativo, os jornais são identificados com “profundidade”, “confiabilidade” e “detalhamento e abrangência de informações”. Algo que, segundo pesquisas, não é encontrado na internet.

De acordo com estudos da Marplan/EGM, a penetração do jornal na classe A é de 78%; na B, de 65%; na C, de 46%; na classe D, de 28%; e na E, de 18%. Veja a representação no Gráfico.


GRUPO: ANDERSON, BEATRIZ, FELIPE E GILIANE.
SÉRIE: 3º “H”

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