quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pirataria 3ºF

Pirataria

A pirataria é toda violação aos direitos de criação e já é vista por muitos especialistas como o “crime do século XXI”. É uma atividade ilegal que causa prejuízos crescentes à economia, à geração de empregos (não só no Brasil, mas no mundo todo) e, principalmente, prejuízos aos consumidores. Segundo a INTERPOL (Polícia Internacional), a pirataria mundial, atualmente, movimenta mais recursos financeiros que o narcotráfico.

O crime de pirataria é uma atividade financiada por grandes grupos de máfias internacionais organizadas, que trazem para o Brasil os mais diversos tipos de mercadorias. São roupas, tênis, brinquedos, CDs, remédios, óculos, peças de automóveis, luvas cirúrgicas, entre outros, que não seguem qualquer padrão de segurança e qualidade. Esses produtos acabam frustrando os consumidores, podendo, inclusive, causar danos irreparáveis à saúde.

É importante conhecer os principais produtos pirateados e os males que eles podem fazer a você e sua família.

Normalmente os produtos pirateados são consumidos por causa do seu baixo custo, cerca de 93% mais barato, porém tal consumo ilegal traz um prejuízo aproximado de 30 bilhões de reais por ano. Além do prejuízo na arrecadação de impostos, a pirataria ainda gera desemprego, problemas de saúde, rouba invenções e idéias de terceiros, pratica concorrência desleal e alimenta o crime organizado.

Seja esperto, seja cidadão.

O produto original é sempre melhor.

Tipos mais comuns de produtos piratas.

1- A segurança das crianças deve ser levada a serio. Alem da pouca resistência, os brinquedos piratas não apresentam garantia alguma. Exames de laboratório demonstraram a presença de tintas tóxicas (inclusive cancerígenas) na composição de seus materias. Não caia nessa brincadeira de mau gosto, exija original.

2- Não espere segurança de um produto falsificado. O protetor solar pirata não protege contra os raios nocivos do sol, o que facilita o câncer de pele. Tenha amor a si mesmo. Use só original.

3- Fabricadas com material de pouca ou nenhuma qualidade, as lentes escurecidas dos óculos piratas não protegem os olhos dos raios UV. Isto pode causar varias várias complicações, levando, inclusive, à cegueira. Mantenha os olhos bem abertos: só utilize produtos originais.

4- Produzidas sem nenhum parâmetro de qualidade, as bebidas piratas misturam substancias extremamente nocivas ao organismo, como metanol, álcool anedio e acetona. Evite danos graves a sua saúde. Só consuma produtos originais.

5- Tomar remédio pirata representa um grande risco para a saúde, pois você esta ingerindo o que vai te curar. E, mais grave ainda, pode piorar a sua doença. Siga a receita do cidadão consciente. Use sempre produto original.

6- Os artigos esportivos piratas apenas imitam as marcas famosas. No caso dos tênis, o sistema de amortecedores e a durabilidade não existem, prejudicando sua coluna, joelhos e calcanhares. Fique em forma somente com produtos originais.

7- Um automóvel com peças falsificadas é um perigo constante, tanto para motoristas quanto para pedestres. Freios que não funcionam, rolamentos falsos ou um pneu estourado causam graves acidentes. Seja prudente. Compre sempre peças originais.

8- A baixa qualidade de áudio e imagem, falta de encartes e o desrespeito aos direitos autorais são os principais motivos para não se comprar mídias piratas. Além disso, CDs e DVDs falsificados, danificados o leitor óptico dos aparelhos. Não estrague sua diversão. Compre sempre produtos originais.




Grupo: Ronara, Vida, Taisa, Paulo e Patrick

Nenhum comentário: