sábado, 28 de agosto de 2010

Pirataria- 3º G

Pirataria, palavra de entendimento fácil, do radical pirata, que significa falso, não verdadeiro, no caso, não original, copia. Isso é a pirataria. Uma copia ilegal de alguma coisa que tenha seus direitos autorais protegidos. Alem disso, a pirataria traz muitos problemas à sociedade como um todo, desde as grandes multinacionais até um simples consumidor, pagador de impostos. Os setores mais atingidos são a industria fonográfica (músicas), cinematográfica (filmes), de jogos e de softwares.

O pesadelo de todos os setores são os programas P2P, no qual um usuário pode fazer download de qualquercoisa, e usufruir de um produto sem licença, e conseqüentemente, sem pagar nada. A outra face da moeda e a pirataria por dinheiro, na qual pessoas de má fé fazem muitas copias de um produto protegido, e o vende a preço de banana nas ruas das grandes cidades. Além disso, um outro problema envolve o governo, que deixa de arrecadar milhões em impostos, e criar milhares de empregos com a produção legal desses softwares, jogos, etc.A pirataria ocorre em vários meios, os principais são a musica, filmes, jogos (para videogames e para computadores) e softwares.


Na música, a mais famosa pratica é a pitaria via Internet, que é a forma que mais adeptos possui. Os principais adventos na popularização dessa modalidade foram o MP3 (formato de som que compacta cerca de10x o tamanho original, sendo um formato perfeito para a transmissão de música) e o Napster (primeiro programa P2P utilizado em larga escala para compartilhamento de músicas via Internet).A pirataria na área de filmes segue uma linha peculiar: boa parte do material disponibilizado para download na rede nasce a partir de câmeras de vídeo convenientemente instaladas em cinemas. Já estão sendo tomadas atitudes diversas para tentar impedir isso. Dentre elas, tem-se usado desde detectores de metal até óculos de visão noturna para encontrar as câmeras. Esse tipo de atitude não resolve o problema.

A pirataria de jogos de PC e consoles em todo o mundo fez com que a indústria de games nos Estados Unidos perdesse cerca de US$ 1,9 bilhão em 2001. Com o objetivo de tentar reduzir a onda de pirataria que aumenta a cada ano, a Associação de Softwares Interativos (IDSA) entrou com um pedido aos oficiais norte-americanos que tomem uma providência de abrangência mundial.

A maior parte da pirataria hoje em dia se dá através da utilização de programas Peer to Peer, ou simplesmente P2P. Esses programas se baseiam no compartilhamento de arquivos entre os usuários do sistema.

O maior argumento de quem compra software pirata é que o preço do software legal é alto demais. No entanto, as empresas lembram que o preço no Brasil é bem mais baixo que o praticado em outros países.

Muitas pessoas consomem produtos piratas sem saber: é o caso de quem compra um micro e recebe diversos programas instalados “de cortesia”, como aplicativos de planilha e textos, editores gráficos, sistemas operacionais.

O Brasil é hoje o vice-campeão mundial de pirataria, atrás apenas da China. A Internet é hoje conhecida como a maior máquina de cópias do mundo.



Aline Zanotelli,Arthur,Karollyni,João Paulo,Ramon

Nenhum comentário: