sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O Cinema e a Identidade Nacional

Cinema inclui a técnica de projetar imagens para criar a impressão de movimento, bem como uma arte e a indústria cinematográfica. As obras cinematográficas (mais conhecidas como filmes) são produzidas através de gravações de imagens do mundo com câmeras, ou pela criação de imagens utilizando técnicas de animação ou efeitos visuais. No Brasil,surgiu em 96,com sua primeira exibição no dia 8 de julho na rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro. Um ano depois já existia no Rio uma sala fixa de cinema, o "Salão de Novidades Paris", de Paschoal Segreto. Os primeiros filmes brasileiros foram rodados entre 1897-1898. Uma "Vista da baia da Guanabara" teria sido filmado pelo cinegrafista italiano Alfonso Segreto em 19 de junho de 1898, ao chegar da Europa a bordo do navio Brèsil - mas este filme, se realmente existiu, nunca chegou a ser exibido. Ainda assim, 19 de junho é considerado o Dia do Cinema Brasileiro.

Ja a Identidade Nacional Define-se como um sentimento de pertencimento a um país, partilhado por um grupo de pessoas. Ela é apreendida, através da educação, não é algo que nos seja inato. Dependendo dessa aprendizagem ela terá um certo conteúdo, esse mesmo conteúdo varia de pessoa para pessoa, cada um de nós tem uma Identidade Nacional diferente, que depende das nossas experiências e daquilo que valorizamos, que sentimos que representam verdadeiramente a essência do nosso país.
O século 20 foi marcado por um mundo de imagens, onde nossos costumes e hábitos eram retratados e ate inventados pelo cinema, e as outras mídias para o mundo todo. O cinema, assim como a televisão, é um grande propagador de concepções sobre grupos étnicos e nações, atuando como um agente socializador. Para o receptor, as imagens transmitidas podem parecer óbvias, a própria imagem da realidade. A imagem nos possibilita conhecer o desconhecido, cria uma relação com a realidade, aproxima-nos do que não conhecemos, comunica-nos com o mundo. Neste cenário, o cinema brasileiro é um importante mecanismo de comunicação, agente difusor da imagem e da cultura brasileira, da identidade nacional. Os filmes produzem sentidos sobre as nações, constroem identidades. Assim, imagens e representações sobre o Brasil são constituídas através das cenas que nossos filmes exportam.

Agora observem o vídeo de um filme brasileiro, para entender melhor.



Todos já devem ter visto ou ouvido falar sobre este filme,mas o mais engraçado é que ao vê-lo, nem ficamos tão impressionados,pois os assuntos abordados estão presentes em nosso dia-a-dia pelos meios de comunicação, desse modo ja se tornaram nossa identidade nacional retratada neste filme, que é uma das principais características do cinema.

Componentes: Elaine, Felipe, Flávia, Poliana e Iracema.
Série: 3ªB

Nenhum comentário: