terça-feira, 3 de março de 2009

O que faz um sociólogo.

Como esse é um questionamento quase que geral de meus alunos, pretendo começar a pontilhar alguma coisa sobre a nossa atividade profissional para além da sala de aula.

Pra começo de conversa então, posso dizer que Teoricamente, a sociologia presta-se a estudar as relações humanas, ou seja, se há mais de um ser humano interagindo, é, em tese, objeto de estudo da sociologia.

Entretanto, convencionou-se que o objeto de interesse da sociologia é a sociedade industrial e pós industrial. Ou seja, estudamos o comportamento da sociedade após a revolução industrial, e, principalmente, os conflitos de interesse existentes na sociedade burguesa (assim denominada, por ser hegemonizada política e economicamente pela burguesia).

Embora seja essa a essência da sociologia, o leque de atuação de um sociólogo pode ser ampliado. Trabalhamos em pesquisa de opinião (seja política, seja de mercado), censo, planejamento, desenvolvimento de políticas públicas, e uma série de coisinhas que podemos nos "atrever" a desenvolver.

Eu por exemplo, trabalhei no LEP (Laboratório de Estudos Políticos) da UFES, com pesquisas relativas a democratização da gestão pública, me especializando nas análises sobre Orçamento Participativo. Nos últimos meses, até ser publicado o edital de convocação da SEDU para lecionar, estava trabalhando na Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Vila Velha onde era Gerente de Avaliação e Indicadores do Orçamento Participativo.
Na universidade podemos encontrar várias opções de cadeiras optativas que pode dar a dimensão da sociologia:
Sociologia da arte, da comunicação, jurídica, urbana, rural, agrícola, da cultura, política, da educação...
Além de teoria social, estratificação social, mudança social.

Pra que tiver um pouco mais de interesse, o G1, que é o portal das organizações Globo, preparou uma apresentação mais agradável, colocando os possíveis ramos de atuação, salário base, e outras questões relativas a profissão de sociólogo. Quem tiver interesse, o link é esse aqui:

Um comentário:

Unknown disse...

UM SOCIÓLOGO PODE ATUAR COMO ASSITENTE SOCIAL ?