domingo, 29 de agosto de 2010

Alunos do 3° “G” Apresentam Seminário sobre Cinema

Isso aê, os alunos Amanda Hilário, Cássio Ranieri, Geovane Rocha, Helen S. F. S. de Oliveira e Nícolas Ribeiro fizeram uma excelente apresentação sobre um dos Meios de Comunicação que todo mundo adora, o Cinema.

Os iniviaram fazendo um breve comentário sobre a história do cinema, “O cinema nasceu em 1885 quando os irmãos Lumiérè desenvolveram o cinematografo, tendo como seu primeiro “filme” A Chegada Do Trem a Estação. Ele mostrava apenas a chegada do trem à estação (AVAH! ¬¬) e nessa única cena o público que assistiu, eles saíram correndo conforme o trem se aproximava acreditando que seriam atropelados pelo trem em preto e branco.”

Também foi explanado um pouco da montagem de um filme e o motivo de Hollywood se o grande centro cinematográfico do mundo (foi por causa da 1ª Guerra Mundial, que arrasou a indústria cinematográfica européia).

Como naquela época não haviam descoberto como unir som e imagem todos os filmes eram mudos, os som eram introduzidos no próprio cinema enquanto o filme era rodado ou eram escritos durante a cena.

O primeiro desenho animado em um projetor de filmes “moderno” foi Fantasmagorie pelo diretor francês Émile Courtet, antes disso eles usavam o praxinoscópio (aparelho que projeta na tela imagens desenhadas sobre fitas transparentes).

Os efeitos especiais dos primeiros filmes eram bem precários, eles utilizavam linhas, espelhos e efeitos com luz e sombra, por exemplo. Nos dias atuais os efeitos especiais são bem mais desenvolvidos, que incluem grandes efeitos conseguidos por meio da computação gráfica, mas ainda existem várias tecnicas que vem desde os primórdios do cinema, como os efeitos conseguidos pela maquiagem.

Um grande evolução no mundo cinematográfico são os efeitos 3D, quem nem são tão novos assim já que eles existem desde 1934 (criado pelo ítalo-brasileiro Sebastião Comparato, que atribuía origem brasileira à sua invenção, inclusive com registro de patentes internacional), mas lançado pelos americanos em 1950. O Cinema 3D foi evoluindo, passando por aqueles óculos cafonas feitos de cartolina e papel celofane (azul e vermelho) até os atuais que possuem um visual mais moderno, mas ambos utilizam a mesma técnica: superposição de duas imagens distintas da mesma cena, cada uma delas tomada com um filtro de cor diferente e de um ângulo ligeiramente diferente.


O cinema, que antes era um mecanismo de lazer, ou seja, uma arte, agora se tornou um meio eficaz de manipulação, já que, tudo é um negocio.

O cinema é uma das fortes ferramentas da indústria cultural, já que consegue atrair um grande público afetando uma enorme porção da população, tanto é que pode se dizer que faz parte da cultura existente entre a segunda metade do século XX e se estende até os dias atuais, onde provavelmente irá continuar por um longo tempo, afinal, como o ilustre cinema de nossa cidade (Colatina – ES) diz: “Cinema ainda é a melhor diversão.”

Não esqueçam de comentar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse do cinema é nota 10, merece até um comentário :D
Muito bom o blog, ainda mais por se unir aos alunos, mostrando os diferentes pontos de vista. Assim temos uma visão menos etnocentrica das coisas.